Seminário discute inteligência artificial no ensino-aprendizagem da UFRN

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou, nesta segunda-feira 10, o VII Seminário da Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação, que abordou o tema A Inteligência Artificial no contexto do processo de ensino-aprendizagem na universidade. Realizado anualmente, o evento reúne docentes, diretores, chefes de departamentos e coordenadores de cursos, com o objetivo de avaliar e discutir o desenvolvimento da Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação, instituída em 2017 e atualizada em 2020. 

“Este é um momento privilegiado, em que podemos planejar, avaliar, pensar e refletir sobre a nossa prática docente, nosso trabalho, nossas ações e o que precisa ser ajustado”, afirmou a pró-reitora de Graduação da UFRN, Elda Melo, durante a cerimônia de abertura. Também presidente da Comissão de Graduação, a gestora acrescentou que a iniciativa se constitui como oportunidade para os participantes pensarem nas ações futuras do ponto de vista didático-pedagógico, que serão discutidas durante a Semana de Avaliação e Planejamento da UFRN (SAP), cuja programação foi aberta com o seminário.

A abertura contou com a presença do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, que lançou a reflexão sobre as conquistas institucionais ao longo de 2024, a exemplo do conceito máximo no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). O melhor desempenho na história da UFRN inseriu a instituição no seleto grupo das 25 universidades brasileiras com IGC 5. Daniel Diniz ainda destacou os bons resultados em avaliações nacionais e internacionais, assim como o conceito máximo na avaliação de recredenciamento institucional.

“Esses são alguns de tantos reconhecimentos da qualidade do ensino na nossa Universidade, mas o futuro traz desafios constantes para os quais temos que estar sempre atentos e abertos”, disse o reitor, ao ressaltar a importância do seminário e a temática abordada. “Essas questões precisam ser objeto de discussão coletiva, com todos os atores envolvidos no processo de educação. Desejo, portanto, que as discussões deste seminário fortaleçam ainda mais a graduação da UFRN”, finalizou.

O evento foi seguido pela exposição sobre indicadores institucionais e o impacto da Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e Pós-graduação da UFRN, realizada por Elda Melo. Posteriormente, a mesa temática incluiu a participação da pró-reitora adjunta de Graduação, Gabriela Lucheze, da professora do Instituto Metrópole Digital (IMD), Ismênia Magalhães, e do professor do Departamento de Engenharia de Computação e Automação da UFRN, Ivanovitch Medeiros. 

Durante as discussões, o seminário contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, junto ao reitor da UFRN, Daniel Diniz. “Quero parabenizar pelos resultados e indicadores, que só são alcançados com planejamento, trabalho, metas e acompanhamento. Que vocês tenham um bom dia de trabalho, para que possamos cada vez mais consolidar a nossa querida UFRN”, disse o ministro, que cumpre agenda em Natal no decorrer do dia.

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