Quer doar sangue durante o Carnaval? Veja os horários de funcionamento do Hemoal

Além de funcionar para liberar sangue às maternidades e hospitais durante todo o Carnaval, as Unidades do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) irão abrir em horário especial para receber os doadores. Deste modo, a direção da Hemorrede Pública de Alagoas vai garantir que o estoque de hemocomponentes esteja estabilizado e possibilitar, também, que em pleno período momesco, os voluntários possam praticar o gesto nobre que pode salvar até quatro vidas.

A Unidade Eldorado do Hemoal Arapiraca, situada próxima à Escola Alternativa, vai abrir para doação de sangue no sábado (1º), das 7h às 13h. Na segunda (3) e terça-feira (4), o funcionamento será apenas interno, sendo retomado na quarta-feira (5), no horário das 7h às 17h.

A Unidade Trapiche do Hemoal Maceió, localizada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), funcionará no sábado (1º), das 7h às 17h. Já na segunda-feira (3) o funcionamento será interno, e na terça (4) e quarta-feira (5) abrirá das 7h às 17h.

Quanto à Unidade Via Expressa do Hemoal Maceió, que funciona ao lado do Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), as doações de sangue podem ser feitas no sábado (1º), das 7h às 17h, assim como na segunda-feira (3), também no mesmo horário. Na terça-feira (4) o funcionamento será interno e, na quarta-feira (5), ela estará aberta das 7h às 17h.

A diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes, enfatiza, no entanto, que os candidatos à doação de sangue devem seguir os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) caso desejem doar sangue no período carnavalesco. Além de boa saúde, estar portanto um documento oficial e original com foto, ter idade entre 16 a 69 anos e peso igual ou superior a 50 quilos, há também outras exigências.

“Como estaremos em um período festivo, é bom ressaltar que o voluntário deve dormir pelo menos 6 horas na noite anterior à doação de sangue e não deve ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento. Também é recomendado que compareça ao Hemoal alimentado, mas deve evitar o consumo de alimentos gordurosos”, esclarece Verônica Guedes.

No caso dos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, ficam impedidos de doar sangue pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento. É importante ressaltar que, no caso dos menores de 18 anos, só podem doar sangue acompanhados de um responsável legal e que esteja portando o respectivo documento de identificação oficial e original.

IMPEDITIVOS PERMANENTES

A diretora do Hemoal alerta ainda que há impedimentos definitivos, que proíbem qualquer pessoa de doar sangue. Caso o voluntário seja acometido por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ele ficará impossibilitado permanentemente de doar sangue, uma vez que são doenças que podem ser transmitidas no ato da transfusão sanguínea.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.