Rafael quer ônibus elétricos e cartão único mensal em plano de mobilidade para Natal

O candidato à Prefeitura do Natal Rafael Motta (Avante) defendeu a proposta de uma linha exclusiva de ônibus elétricos para modernizar e aumentar a eficiência do transporte público municipal. O ex-deputado federal destacou que, em seu plano de governo, há a proposta a implementação de um cartão único mensal que permitiria aos usuários circular de forma ilimitada por diversas linhas de transporte, sem restrições de horário. Ele também criticou a falta de licitação no setor.

“Sempre é muito complexo falar de transporte em Natal, estamos há décadas sem licitação e nenhum gestor teve coragem de realizar esse processo. A licitação vai abrir o mercado, gerar concorrência e, com isso, garantir que quem oferecer os melhores serviços, ônibus e linhas distribuídas por Natal, além do menor preço”, explicou, em entrevista à Jovem Pan News nesta quinta-feira 29.

Rafael afirmou que o “coração” do seu plano de governo é o cartão único mensal, já adotado em outras capitais brasileiras. O candidato explicou ainda que, com o cartão, os natalenses poderão usar o transporte público de forma ilimitada, pagando uma quantia fixa mensalmente.

“Você vai poder circular com aquele cartão indefinidamente, para onde quiser, a qualquer hora do dia. É algo que facilita muito a vida da população, permitindo que as pessoas utilizem o transporte público para todas as suas atividades diárias”, detalhou. Ele destacou ainda a proposta de implantação de ônibus elétricos em Natal que, segundo ele, apesar do custo inicial elevado, podem contribuir para a redução das tarifas de transporte.

Segundo o candidato, “os ônibus elétricos estão se popularizando. Já vemos veículos elétricos nas ruas e, em países como a China, há carregadores rápidos em paradas de ônibus. O que propomos não são aqueles ônibus de cabo que ainda vemos em algumas linhas de São Paulo, mas sim veículos com motor elétrico e bateria, que podem se tornar a frota integral de Natal”.

TÚNEL NO PARQUE DAS DUNAS. Rafael Motta falou que seu plano de governo para a mobilidade urbana de Natal inclui a construção de um túnel de 1,6 quilômetro de extensão entre a Avenida Nevaldo Rocha (antiga Bernardo Vieira) e a Via Costeira, passando por baixo do Parque das Dunas. Segundo o candidato, a obra já foi estudada durante o governo de Wilma de Faria e ajudaria a desafogar o trânsito nas zonas Sul e Leste de Natal, além de facilitar o acesso à região hoteleira.

“Não é um projeto complexo. No Rio de Janeiro, nos anos 70 e 80, se faziam túneis em montanhas. Em terreno arenoso, como o nosso, é muito mais simples. São estudos preliminares, estamos esperando respostas de especialistas do Ceará sobre essa possibilidade. Apesar de ser audacioso, não é impossível”, argumentou.

Rafael falou ainda sobre a adoção de semáforos inteligentes e sensores em veículos da Prefeitura para mapear problemas de trânsito e infraestrutura na cidade, como buracos e engarrafamentos. “Com a tecnologia, podemos identificar os pontos mais críticos e trabalhar para melhorar a mobilidade urbana de Natal”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.