Jornalista lança livro sobre campanhas eleitorais de 1960 no RN

Passeatas nas ruas, eleitores com bandeiras e até galhos de árvore nas mãos para defender seu candidato faziam parte do cenário das disputas eleitorais da década de 1960 no Rio Grande do Norte.

Se o “engajamento” de hoje acontece na internet, na época em que esse termo nem existia, não faltava quem saísse às ruas, fosse dia ou noite, para participar de carreatas apaixonadas. O cenário é retratado durante as campanhas de Aluízio Alves contra Djalma Marinho, pela cadeira do governador Dinarte Mariz, e de Djalma Maranhão a prefeito de Natal contra o deputado Luiz de Barros.

Mesmo quem não viveu aquela época ou nem tinha nascido, como é o meu caso, sabe que um dia houve uma campanha eleitoral tão inovadora que mudou para sempre o jeito de se conquistar o voto do eleitor potiguar”, avalia o jornalista e pesquisador Ciro Pedroza, que reuniu um vasto material sobre o assunto durante sua pesquisa de mestrado na Escola de Comunicação e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP), que agora virou livro.

O Triunfo da Esperança: A Campanha de 60 em Natal/RN” traz ilustrações do artista plástico Flávio Freitas na capa e será lançado na próxima quinta (1), no Temis Clube Balcão Bar (sede social do América Futebol Clube, na avenida Rodrigues Alves, 950, Tirol).

Livro analisa marketing político das campanhas eleitorais no RN na década de 1960 I Foto: divulgação

Ao longo das 162 páginas, Ciro descreve os bastidores das campanhas com base em rigorosa pesquisa bibliográfica, análise de documentos e jornais da época, além de entrevistas reveladoras com personagens importantes.

Ao longo da pesquisa, o jornalista demonstra como o marketing político desenvolvido à época no Rio Grande do Norte influenciou outras estratégias de marketing Brasil afora. Para o trabalho, Ciro Pedroza ouviu o depoimento do próprio Aluízio Alves, Eugênio Neto, Moacyr de Gois, Cassiano Arruda Câmara, da compositora Jacira Costa e de Pedro Alencar, responsável pelas pesquisas de opinião da campanha.

O autor do livro também coletou depoimentos de membros da Cruzada da Esperança, da campanha de Djalma Marinho e de Djalma Maranhão, como José Ribamar de Oliveira, uma espécie de lugar tenente do prefeito.

Um dos depoimentos mais reveladores na pesquisa foi o de Roberto Mariz, filho do então governador Dinarte Mariz. “Ele contou como ajudou ao ex-prefeito Maranhão a sair do Brasil para viver no exílio, onde morreu tempos depois”, recorda Ciro.

Além de reunir várias histórias, para ajudar a contextualizar as estratégicas adotadas de parte a parte durante a campanha, Ciro Pedroza também destaca pontos decisivos para o resultado da eleição.

O livro traz prefácio de Gaudêncio Torquato, que além de respeitado consultor político e professor titular da USP, fez parte da banca examinadora de mestrado de Ciro Pedroza.

Foi no Rio Grande do Norte que o marketing político ganhou forma e conteúdo, abrindo o círculo da atividade no país. Aluízio foi o percursor do marketing contemporâneo”, conclui Gaudêncio.

Na avaliação de Ciro, a campanha de 1960 estabeleceu um novo modelo para se fazer campanha, “que continua atualíssimo e, desde então, vem sendo copiado e replicada a cada eleição de forma intuitiva”.

Serviço

Lançamento com sessão de autógrafos do livro “O Triunfo da Esperança: A Campanha de 60 em Natal/RN”

Data: Quinta-feira (1º de agosto) – a partir das 16h

Local: Temis Clube Balcão Bar (sede social do América FC, av. Rodrigues Alves, 950, Tirol).

Preço: R$ 70,00

Livro analisa marketing político das campanhas eleitorais no RN na década de 1960 I Foto: divulgação

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