Nova Mesa Diretora da Câmara de Parnamirim amplia transparência e lança novos projetos

A nova gestão da Câmara Municipal de Parnamirim completou 50 dias e apresentou uma série de mudanças na administração da Casa. O presidente César Maia (MDB) afirmou que a prioridade tem sido aproximar o Legislativo da população, ampliando a transparência e lançando novos projetos. “Nos primeiros dias de gestão, enfrentamos problemas na infraestrutura da Câmara devido às fortes chuvas que atingiram a cidade. O prédio sofreu infiltrações que comprometeram setores importantes, incluindo a sala do servidor, onde ficam os componentes tecnológicos da Casa”, disse.

Segundo ele, a reforma foi iniciada imediatamente para garantir segurança aos servidores e permitir que a Câmara funcione sem prejuízos. Além disso, os gabinetes passaram por adequações, incluindo um espaço para melhorar a acessibilidade. “Estamos finalizando um gabinete voltado para garantir mais inclusão, reafirmando nosso compromisso com a acessibilidade”, afirmou César Maia.

A gestão também anunciou novos convênios para capacitação profissional da população e dos servidores. “Firmamos parcerias com o Sebrae, a Fecomércio, Sistema S, Sesc, o Senac e a Ocern para oferecer cursos gratuitos. Além disso, fechamos um convênio com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias para disponibilizar um curso de inglês gratuito do básico ao avançado”, disse.

Outra ação que será retomada é a realização de audiências públicas nos bairros da cidade. “A Câmara precisa estar próxima do cidadão. Vamos levar sessões para os bairros e ouvir as demandas da população no local onde os problemas acontecem. Isso foi feito entre 2017 e 2020 e agora será retomado”, disse o vereador Irani Guedes (Republicanos).

César Maia afirmou que a Câmara também está reformulando a TV Câmara e suas redes sociais para ampliar a transparência e melhorar a comunicação com a população. “Nosso objetivo é oferecer informações de forma acessível e direta. Reformulamos a programação da TV Câmara, que agora terá telejornais, transmissões ao vivo e programas voltados para divulgar e valorizar a cultura local”, afirmou.

A Casa também retomou o convênio com o Itep para emissão de carteiras de identidade e iniciou tratativas para oferecer novos serviços na Sala do Cidadão. “Além das carteiras de identidade, fechamos uma parceria com a AGN, Agência de Fomento do Estado, para que os microempreendedores de Parnamirim possam acessar linhas de crédito, inclusive com taxa zero de juros”, disse César Maia.

O vereador Eurico da Japão (Solidariedade) afirmou que também apresentou uma proposta ao Governo do Estado para a instalação de uma unidade da Junta Comercial do RN em Parnamirim. “Hoje, apenas quatro cidades do Estado possuem essa estrutura. Se conseguirmos, empresários da cidade e da região terão um atendimento mais ágil para abrir e regularizar seus negócios sem precisar ir a Natal”, explicou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.