Carnaval em cidades históricas de Minas Gerais tem bloco mais antigo do país e atrações variadas

carmaval nas cidades históricas

carmaval nas cidades históricas
Cidades históricas contam com opções diversas para o carnaval (Foto: Reprodução/ redes sociais)

O carnaval das cidades históricas de Minas Gerais é um dos marcos da folia no estado. A festa não só é responsável por manter a própria tradição carnavalesca, por meio de blocos seculares, mas também é importante para movimentar a economia nesses municípios, atrair turistas e fazer com que a cultura siga viva em todas as partes do estado. Quem pensa que para aproveitar a festa é preciso ir para metrópole ou até viajar pra outro estado está muito enganado – tem opção pra todos os gostos e todas as festas mais perto do que dá para imaginar. Por isso, a Tribuna reuniu parte da programação de seis cidades que são muito marcadas pela folia. 

Nessas cidades, o carnaval de rua é a atração principal. Em Ouro Preto, por exemplo, há o bloco mais antigo da cidade, o Zé Pereira dos Lacaios, que tem 150 anos de existência e segue sendo um dos mais procurados pela população. As opções das cidades históricas também costumam ser procuradas por quem quer um carnaval com mais segurança e tranquilidade, já que nesses espaços é possível aproveitar ao mesmo tempo que se toma o tempo para relaxar, seja com as belezas naturais ou com a desaceleração em relação ao ritmo que predomina nas cidades grandes.

Outro fator importante é a economia que, em muitos casos, as cidades históricas podem oferecer, quando comparadas aos grandes carnavais que acontecem no Rio de Janeiro ou até mesmo em Belo Horizonte. De acordo com Geferson Burgarelli, vice-presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e prefeito de Diamantina, no ano passado o Estado lançou a campanha da volta do carnaval das cidades históricas, e, com a iniciativa, a expectativa é movimentar mais de 3 milhões de turistas só nessas cidades.

  • LEIA MAIS sobre Cultura aqui

Confira algumas cidades históricas para visitar no Carnaval:

Ouro Preto

O chamado “Carnaval Surreal de Ouro Preto” comemora 20 anos de existência em 2025. A programação conta com mais de 60 blocos espalhados pela cidade, sendo alguns deles já bastante tradicionais, como é o caso dos blocos Cabrobró, Praia, Caixão e Balanço da Cobra. Há também 30 atrações musicais, que incluem nomes como Felipe Ret e Matuê. A cidade também conta com uma programação especialmente voltada para os universitários, que inclui atividades inclusive na Praça da UFOP. Para quem quer desacelerar, há também muitas opções de cachoeiras e de lazer ao ar livre próximas do centro histórico da cidade. A programação completa pode ser vista no Instagram.

Mariana

A programação do carnaval em Mariana também segue agitada, com expectativa de ser a maior edição da festa na cidade, como já foi divulgado no perfil do Instagram que exibe a programação oficial do evento. Com o tema “Se Minas é Carnaval, Mariana é Capital!”, são vários blocos de rua, shows, desfiles e até uma exposição para deixar a festividade o mais animada possível. A passarela do samba vai ser feita nas ruas históricas da cidade e reúne toda a tradição da cidade. Entre as atrações musicais estão Dilsinho, Akatu, Baianas Ozadas e Deu Samba. Já a exposição “Gigantes da Folia – A história viva do Zé Pereira” acontece no Casarão Cláudio Manoel e apresenta a trajetória de um dos blocos mais tradicionais da cidade. 

Diamantina

No patrimônio mundial de Diamantina, o carnaval também tem sua vez de levar alegria e tradição para todos os habitantes. A folia usa como palco o centro histórico para trazer o clima de saudade dos tempos de ouro da festa na cidade, ao mesmo tempo que mira consolidar ainda mais o carnaval atual, reunindo nas ruas durante os dias oficiais da festa cerca de 40 mil foliões por dia, em uma programação que se divide por vários pontos e que mistura essa tradição com as novas demandas da festa. Entre os blocos mais conhecidos estão Sapo Seco, Balão Mágico e Zé do Caixão, mas muitos outros podem ser vistos na programação oficial divulgada no Instagram.

TIRADENTES 1
(Foto: Reprodução/ redes sociais)

São João del-Rei

No Campo das Vertentes e a cerca de 150 km de Juiz de Fora, a cidade de São João del-Rei leva o Carnaval Cultural para as ruas e para a animação das escolas de samba, que possuem grande importância cultural para a cidade. Há opções inclusive para crianças e para a chamada “melhor idade” – sem distinção de quem pode ou não curtir com qualidade. Todas as informações estão no Instagram da Prefeitura, que inclui o Bloco Pirulito e o Bloco Esquadrão de Aço.

Tiradentes

 Os foliões mais animados podem dividir a rotina carnavalesca entre São João e Tiradentes, já que por lá a festa da cidade também promete trazer muita animação com os shows de Sandra de Sá e Mart’nália. Cada praça da cidade estará animada, com os cortejos e artistas circenses como parte da programação. O evento desse ano também planejou homenagens especiais à cultura local e uma valorização de nomes que marcaram a tradição carnavalesca da região, assim como divulgado na programação oficial.

Cataguases

Cataguases é um dos destinos, entre as cidades históricas da Zona da Mata, que prometem estar entre os mais procurados pelos carnavalescos. Não à toa, são dez dias seguidos de festa, com os blocos Bacanaço, Corda Preta, Vida do Morro e Marajá, entre vários outros. Isso porque a cidade já é bastante tradicional na área da folia, e este ano traz de volta alguns dos ícones do carnaval da cidade, que fica a cerca de 110 km de Juiz de Fora. 

O post Carnaval em cidades históricas de Minas Gerais tem bloco mais antigo do país e atrações variadas apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.