Vice-Prefeita e Secretária de Turismo avaliam modelo de gestão da Estação da Saudade em Ponta Grossa

O encontro teve como principal objetivo conhecer o modelo de gestão do espaço, administrado pelo Sesc e Senac, e analisar a viabilidade de adaptar o projeto para a Estação Ferroviária de Paranaguá. A proposta busca transformar o local em um polo de valorização da história ferroviária, turismo, cultura e capacitação profissional.

Estação Saudade é um exemplo de cultura e desenvolvimento profissional, revitalizada para preservar a memória ferroviária de Ponta Grossa. O espaço conta com iniciativas que unem cultura, educação e economia criativa, como o Café Escola, onde alunos do Senac atendem o público, além de aulas de ritmos, música, cinema, apresentações artísticas e uma loja de souvenires com produtos locais.

A comitiva composta pela vice-prefeita Fabiana Parro, secretária de turismo, Paula Torres, vereador Eduardo Francisco, e o chefe de gabinete André Ferruci, foi recepcionada pela gerente executiva do Sesc, Mônica Diniz de Souza, e pela gerente executiva do Senac, Cristina Soltovski de Oliveira.

foto2 prefeitura
Os próximos passos incluem reuniões com representantes do Sesc e Senac

Segundo a vice-prefeita Fabiana Parro, “Paranaguá tem potencial para abrigar um centro cultural que una a valorização da nossa história ferroviária com iniciativas que impulsionem o turismo e a economia local”.

A secretária de Turismo, Paula Torres, destacou a importância do projeto para o desenvolvimento do setor. “Nossa visita reforçou a importância de revitalizar a nossa estação Ferroviária em Paranaguá de forma estratégica. A parceria com o Sesc e Senac pode transformar a estação em nossa cidade, em um polo turístico atraindo visitação e melhor utilização daquele espaço que faz parte da história parnanguara”, afirmou.

Os próximos passos incluem reuniões com representantes do Sesc e Senac para discutir a adaptação do modelo à realidade local e viabilizar a parceria público-privada.

14143
Encontro teve como principal objetivo conhecer o modelo de gestão do espaço

A estação Roxo de Rodrigues, conhecida como estação São Paulo-Rio Grande ou Estação Saudade, foi construída no ano de 1900, para atender a demanda de movimentação de trens de carga e de passageiros dos trilhos da Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande que alcançaram a cidade. A unidade cultural Sesc Estação Saudade, entregue em dezembro de 2019, tem 2,748m2 de área construída para receber a população com programação cultural variada, incluindo ações de cinema, música, teatro, dança, biblioteca, exposições, museu, além dos cursos de qualificação profissional na área de gastronomia e hospitalidade, além do Café Escola Estação Saudade e de um espaço que abrigará o Museu Ferroviário Francisco Burzio, uma homenagem ao médico que chegou a Ponta Grossa em 1907, pela estação de trem. As obras envolveram 37 restauradores e trabalhadores das áreas de construção civil, engenharia e arquitetura.

Texto: SECOM Prefeitura de Paranaguá

Fotos: Prefeitura de Paranaguá

Adicionar aos favoritos o Link permanente.