Papa Francisco não está acamado, mas quadro continua crítico, diz fonte do Vaticano

O Papa Francisco segue internado e, de acordo com o Vaticano, “descansou bem durante a noite” nesta terça-feira 25. Na segunda-feira 24, a Santa Sé havia informado que o pontífice apresentava “leve melhora”, mas permanecia em estado crítico.

Na manhã de terça-feira, uma fonte do Vaticano disse à CNN que a condição de saúde do Papa permanece “a mesma de ontem”. Isso significa que, embora o estado de saúde ainda seja crítico, ele não está acamado e pode ficar de pé.

A mesma fonte destacou que o papa teve uma boa noite de descanso.

Leia também: Papa ainda não está fora de perigo, mas não corre risco de morte, afirma médico médico

A “leve melhora” mencionada pelo Vaticano na segunda-feira indicava que, apesar de ainda estar em estado crítico, o Santo Padre apresentava sinais de recuperação. Não houve novos episódios de crises respiratórias e alguns testes laboratoriais mostraram melhorias.

O Vaticano também esclareceu que os problemas renais leves de Francisco, revelados no domingo 23, “não são motivo de preocupação”, e que a oxigenoterapia do pontífice segue com fluxos e porcentagem de oxigênio ligeiramente reduzidos.

Dada a complexidade do quadro clínico de Francisco, a Santa Sé afirmou que os médicos, de maneira prudente, ainda não fazem previsões sobre o prognóstico do Papa, de 88 anos.

O pontífice está enfrentando uma pneumonia bilateral e foi internado em uma clínica em Roma há 10 dias, inicialmente para exames relacionados a uma infecção respiratória. Posteriormente, foi diagnosticado com pneumonia e infecção polimicrobiana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.