Festival DoSol celebra título de patrimônio cultural e imaterial do RN com show gratuito

O Festival DoSol se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio Grande Norte, determinado pela lei Nº 12.075, de 07 de Fevereiro de 2025. A proposta de lei do mandato da deputada estadual Isolda Dantas foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa e sancionada pela governadora Fátima Bezerra. E para comemorar, o Festival DoSol promove um show acústico do Talma&Gadelha na Sede Cultural DoSol nesta quarta-feira 26, às 20h, com entrada gratuita — sujeita a lotação do local.

“Receber um título de Patrimônio Cultural do estado é surreal. Eterniza em lei uma ideia utópica de valorização real do bem cultural potiguar. Nos sentimos felizes e empoderados para continuar esse legado daqui pra frente”, diz Ana Morena, idealizadora do Festival.

Leia também: Último dia de prévia do Bloco da Greiosa acontece no domingo na Rua Chile

O Festival Dosol é uma das maiores e mais duradouras atividades culturais do Rio Grande do Norte. Sua primeira edição data de 2001 e o festival já recebeu mais de 2 mil artistas em ação, sempre com a premissa principal de disseminar a música potiguar e nordestina como prioridade máxima do projeto.

“Acho que o principal legado de um festival de música e cultura como o DoSol é o legado afetivo e de memória que o público vai acumulando ano após ano. Promover um show do Talma&Gadelha, uma das bandas lançadas dentro da plataforma do festival, é uma forma de a gente celebrar esse legado e apontar para o futuro”, celebra Anderson Foca, também idealizador do Festival.

O Festival DoSol também se prepara para a próxima edição agendada para o mês de novembro em Natal e desembarca no mês de maio com o Festival DoSol Interior nas cidades de Mossoró, Caicó, Currais Novos e Assu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.