Afoxé movimenta as ruas do centro histórico de Paranaguá

O Afoxé é uma manifestação cultural e musical de origem afro-brasileira, associada às tradições religiosas do candomblé. Ele surgiu como uma forma de expressão das comunidades negras, especialmente na Bahia, e tem uma ligação forte com os blocos carnavalescos, neste ano completou sete anos de expressão cultural, e conta com o apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio das secretarias de Cultura e Patrimônio Histórico e de Turismo.

O Afoxé tem suas raízes nos rituais do candomblé e nas tradições musicais trazidas pelos africanos escravizados ao Brasil. Sua origem remonta ao final do século XIX e início do século XX, quando grupos afro-brasileiros começaram a organizar cortes musicais semelhantes às procissões religiosas, mas com um caráter festivo e de resistência cultural.

14104
Sua origem remonta ao final do século XIX e início do século XX (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

O evento em algumas situações é chamado de “candomblé de rua”, já que mantém a tradição religiosa, mas a expressa em um contexto festivo, promovendo a cultura afro-brasileira e fortalecendo a identidade negra no Brasil.

Atualmente, o Afoxé continua sendo uma importante expressão cultural, com grupos espalhados por diversas regiões do país, promovendo o respeito à ancestralidade africana e reafirmando sua relevância no cenário atual.

“O evento mantém a tradição do povo de matriz africana, mostrando sua potência na história, assim como o turismo religioso. A Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico está muito feliz em apoiar o Afoxé, que carrega muita cultura através da história do povo negro”, explica o secretário Ivan Lapolli Filho.

Lederson Souza, organizador do evento, destaca que “mais de 35 casas de axé participaram do evento, muitas pessoas que não são adeptas da religião prestigiaram o Afoxé, ficamos muito gratos de mais uma vez o evento ter sido um sucesso”.

14100
O evento em algumas situações é chamado de “candomblé de rua” (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

“Percebi que tivemos uma energia enorme, energia de um povo guerreiro que vem lutando para o evento acontecer e isso transborda em emoção e carisma, já sabíamos que seria um grande momento para o Afoxé e para o povo parnanguara”, disse Paula Patrícia Torres, secretária de Turismo.

O evento finalizou com a participação especial do cantor Igor Benatti, que é músico, compositor e percursor do estilo samba de terreiro.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

CONFIRA MAIS FOTOS AQUI:

Fotos: Prefeitura de Paranaguá

Adicionar aos favoritos o Link permanente.