Morre aos 88 anos Roberta Flack, voz de “Killing Me Softly” e outros sucessos

A cantora norte-americana Roberta Flack, conhecida por sucessos como “Killing Me Softly With His Song” e “The First Time Ever I Saw Your Face”, faleceu aos 88 anos. A informação foi confirmada por sua assessoria nesta segunda-feira (24). Em 2022, Flack revelou que havia sido diagnosticada com esclerose lateral amiotrófica (ELA), condição que a impediu de continuar cantando.

Nascida em Black Mountain, Carolina do Norte, e criada em Arlington, Virgínia, Flack iniciou suas aulas de piano aos 9 anos e, aos 15, recebeu uma bolsa de estudos para a Howard University, onde se formou em educação musical em 1958. Embora tenha começado sua carreira ensinando música e aspirando a uma trajetória na música clássica, encontrou resistência no gênero durante a década de 1960.

Um professor de canto a incentivou a explorar a música pop. Flack então começou a se apresentar em clubes de Washington, D.C., até ser descoberta pelo músico de jazz Les McCann no Mr. Henry’s. Isso levou a uma audição com a Atlantic Records, resultando em seu álbum de estreia, “First Take”, em 1969. O disco incluía “The First Time Ever I Saw Your Face”, que ganhou destaque após ser utilizada no filme “Play Misty for Me”, de Clint Eastwood, em 1971. A canção alcançou o topo da Billboard Hot 100 por seis semanas e rendeu a Flack o Grammy de Gravação do Ano em 1973.

Em 1973, Flack lançou o álbum “Killing Me Softly”, cuja faixa-título permaneceu por cinco semanas no topo das paradas e lhe garantiu mais dois prêmios Grammy em 1974, incluindo Gravação do Ano e Melhor Performance Vocal Pop Feminina. Ao longo de sua carreira, Flack lançou 20 álbuns de estúdio e foi homenageada com um prêmio pelo conjunto da obra em 2020.

Além de suas realizações musicais, Flack era reconhecida por seu ativismo social, abordando temas como injustiça racial e desigualdade social em suas músicas. Sua influência perdurou por décadas, inspirando artistas como Lauryn Hill, Fugees, Lizzo, Lady Gaga e Ariana Grande. Em 2022, após o diagnóstico de ELA, Flack enfrentou desafios de saúde que a impediram de continuar cantando. Ela faleceu pacificamente em casa, cercada por familiares.

Roberta Flack deixa um legado duradouro na música popular, sendo lembrada por sua voz marcante e contribuições significativas para a indústria musical.

The post Morre aos 88 anos Roberta Flack, voz de “Killing Me Softly” e outros sucessos appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.