Depuradora de Ostras é reinaugurada em Paranaguá após revitalização

A Depuradora de Ostras em Paranaguá foi reinaugurada na manhã de sábado, 22. A estrutura, localizada na Rua da Praia, próxima a ponte da Ilha dos Valadares, foi revitalizada e entra novamente em operação para garantir o processo de purificação do fruto do mar por pescadores. Segundo a Prefeitura de Paranaguá, a depuradora estava fechada por quase seis anos.

O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, destacou a agilidade na revitalização do espaço. “A depuradora não estava exercendo a sua função no município. Aproveito para parabenizar o secretário Marcio Vega, um trabalhador que luta muito. Logo nas primeiras semanas já estava limpando o telhado dos quiosques da praça e tinha como meta reinaugurar essa depuradora e, em menos de 60 dias, é reinaugurada para prestar esse benefício a toda a população, principalmente aqueles que fazem a venda da ostra”, disse Adriano.

Ele frisou a segurança na comercialização do fruto do mar. “Agora, nossas ostras têm 100% de garantia para serem comercializadas. O parnanguara e o turista que gosta da ostra poderá consumir com toda a segurança que precisa”, declarou o prefeito.

depuradora de ostras
Espaço está localizado na Rua da Praia (Foto: Wilson Leandro/Prefeitura de Paranaguá)

Revitalização da Depuradora de Ostras

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Ilhas, Pesca, Abastecimento e Aquicultura de Paranaguá, Marcio Vega, contou como foi revitalizada a depuradora. “Quando assumimos, no dia 2 de janeiro já fiz uma reunião com o nosso corpo técnico. Nosso engenheiro de pesca falou da depuradora, do grande potencial de ajuda ao pescador, que estava parada há quase seis anos. Faltavam coisas muito pequenas como um filtro e alguns encanamentos e já ajustamos isso na primeira semana”, disse Vega.

O serviço de purificação estará disponível gratuitamente para a população. “Todos os pescadores poderão ser beneficiados, porque favorece o comércio, o serviço da depuradora é totalmente gratuito. A população pode adquirir a sua ostra, levar para a depuradora para o processo que dura 24 horas. A água é tirada do Rio Itiberê e passada para um processo de ozônio, para a purificação. O comércio se beneficia porque pode oferecer algo com qualidade e certificação, que é muito importante para a nossa culinária”, ressaltou o secretário.

  • Verão Maior Paraná encerra temporada de shows com mais de 150 mil pessoas

Incentivo

depuradora de ostras
“É um incentivo a mais na estrutura de trabalho para as pessoas que vivem desse serviço”, ressaltou o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Paranaguá, Adalberto Araújo (Foto: Folha do Litoral News)

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Paranaguá, Adalberto Araújo, prestigiou o evento de reinauguração. “É um incentivo a mais na estrutura de trabalho para as pessoas que vivem desse serviço, que cultivam o marisco. É importante esse incentivo da prefeitura, parabéns ao secretário Marcio Vega, porque em tão pouco tempo conseguiu reativar um serviço que estava parado, sem utilização há cerca de seis anos. Paranaguá precisa avançar em muitas áreas”, frisou Adalberto.

foto6 album depuradora de ostra
O deputado federal, Geraldo Mendes, acompanhou o evento

O deputado federal, Geraldo Mendes, acompanhou o evento e parabenizou a equipe pela agilidade na entrega. “Parabenizo o prefeito e o secretário Marcio Vega, a depuradora vai trazer muita renda, oportunidade e emprego para o parnanguara, qualidade no produto, isso incentiva todo o comércio local, é renda para as famílias, e é isso que o parnanguara precisa, de novas oportunidades. O secretário Marcio esteve em Brasília conosco, levou grandes projetos, tenho certeza de que esse é o primeiro de muitos que vamos entregar juntos aqui em Paranaguá”, enfatizou o deputado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.