Conservadores vencem eleições na Alemanha

A coligação conservadora formada pelos partidos União Democrata Cristã (CDU) e União Social-Cristã (CSU) saiu vitoriosa nas eleições parlamentares realizadas neste domingo (23) na Alemanha. Com 28,5% dos votos, a aliança liderada por Friedrich Merz consolidou a liderança após a apuração dos 299 círculos eleitorais, segundo informações da agência Reuters.

O partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) conquistou 20,8% dos votos, ficando em segundo lugar e registrando seu melhor desempenho eleitoral até o momento. Alice Weidel, líder do AfD, prometeu que na próxima eleição a sigla ficaria em primeiro lugar.

No evento de comemoração realizado em Berlim, Merz celebrou a vitória com seus apoiadores e reforçou a importância de formar rapidamente um governo estável. Ele destacou que o objetivo principal é criar um governo que seja capaz de agir rapidamente, com uma boa maioria parlamentar, pois, segundo ele, o mundo não espera por longas negociações e conversas de coalizão.

Apesar da vitória, a sede da CDU em Berlim registrou um pequeno protesto de manifestantes contrários à política de imigração defendida por Merz, tema que tem gerado divisões na sociedade alemã.

O Partido Social-Democrata (SPD), de centro-esquerda e liderado pelo atual chanceler Olaf Scholz, ficou em terceiro lugar, obtendo 16,4% dos votos.

Agora, Merz terá o desafio de formar uma coalizão de governo em um cenário político fragmentado, ao mesmo tempo em que enfrenta questões delicadas, como a crise econômica, a política de imigração e a tensão geopolítica entre Estados Unidos, Rússia e China.

The post Conservadores vencem eleições na Alemanha appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.