Governo do RS definirá áreas vulneráveis a enchentes onde será proibido construir

O governo do Rio Grande do Sul pretende definir, até o fim de 2025, quais terrenos vulneráveis a enchentes deverão ser interditados para ocupação humana. A decisão também envolverá a remoção de moradias em áreas de risco. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (21) pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

O estudo que determinará os limites de ocupação está a cargo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do projeto RIOs, contratado no início de fevereiro pelo governo estadual. O levantamento considerará análises topográficas, estudos de batimetria e a elaboração de planos diretores por parte dos municípios.

— Vamos ter um zoneamento de áreas que nada (de proteção) vai resolver. Acreditamos que ainda este ano teremos um desenho dessas áreas — afirmou a secretária estadual do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann.

A decisão também levará em conta as possibilidades de proteção, como a construção ou reforma de diques, muros e outras estruturas de contenção.

Missão na Holanda busca soluções para enchentes

A secretária integra a missão conjunta do governo do Estado e da prefeitura de Porto Alegre, que está na Holanda em busca de soluções para o enfrentamento das cheias no Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira, as comitivas conheceram os conceitos de gestão das águas aplicados nos Países Baixos, referência mundial no controle de inundações.

A agenda segue neste sábado (22), com uma visita ao projeto Room for the River, que transforma áreas anteriormente ocupadas por seres humanos em espaços destinados ao alagamento controlado. O conceito holandês propõe uma integração harmoniosa entre as cidades e os rios, em vez de um enfrentamento direto contra as águas.

The post Governo do RS definirá áreas vulneráveis a enchentes onde será proibido construir appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.