Mineiro vê Cadu Xavier em 2026 e cita capacidade de gestão do secretário

O fato novo da política do Rio Grande do Norte nesta semana é o nome do secretário de Fazenda do Estado, Carlos Eduardo Xavier, como provável indicado do PT na chapa majoritária das eleições em 2026. Ainda não há definição se Cadu Xavier seria o cabeça de chapa ou lançado candidato a vice numa eventual candidatura ao Governo do atual vice-governador Walter Alves (MDB).

Ao blog da jornalista Daniela Freire, o próprio secretário de Fazenda confirmou que estaria disposto a defender o legado do governo Fátima nas eleições.

Além de ser um dos auxiliares mais próximos da governadora Fátima Bezerra, Cadu Xavier já conta com o apoio das outras correntes e das principais lideranças do PT.

Um dessas lideranças é o deputado federal Fernando Mineiro (PT), que conviveu com Cadu na época em que foi secretário de Gestão de Projetos e Metas do Estado, no primeiro governo Fátima.

O parlamentar citou o compromisso e a dedicação do secretário de Fazenda na mediação de debates e na busca por consensos quando presidiu o Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos 26 Estados e Distrito Federal (Comsefaz), no período em que o Congresso se debateu e aprovou a reforma tributária.

“Cadu é um bom nome para a chapa majoritária nas eleições de 2026. Convivi com ele no primeiro governo da professora Fátima e sou testemunha de seu compromisso e dedicação na busca da eficiência da gestão pública. E agora na Câmara Federal sou testemunha do papel que ele teve – como presidente do COMSEFAZ – no processo de aprovação da reforma tributária. Cadu trabalhou muito para a construção de consensos em torno do projeto da reforma, mediando as discussões com as/os titulares das fazendas estaduais de todo o Brasil. É uma pessoa capacitada para enfrentar os desafios da gestão do estado”, destacou.

Boa nova

Mineiro classifica como uma “boa novidade para a política estadual” a disponibilidade de Cadu Xavier para a disputa do pleito estadual. Com conhecimento técnico e experiência na gestão, pode ser apontado como um quadro novo da política estadual:

“(A candidatura do Cadu) Tem o sentido de renovação da política. Ele é conhecedor das potencialidades e limites da máquina pública e isso tem um significado muito importante. Tem competência reconhecida para debater os rumos do desenvolvimento do nosso Estado. Tenho a absoluta certeza de que o nosso povo quer avançar na estruturação e gestão do RN. E o nome de Cadu dará um novo rumo da discussão sobre a sucessão de Fátima. Acredito que o nome de Cadu chega para somar e apontar alternativas”, disse.

Walter Alves

Embora o nome de Cadu Xavier seja visto com otimismo, Fernando Mineiro é cauteloso com a possível candidatura do secretário de Fazenda, uma vez que o vice-governador Walter Alves ainda não definiu se vai ou não disputar a sucessão de Fátima Bezerra.

Se Walter ainda está indefinido, o mesmo acontece com a própria governadora Fátima Bezerra, que tem a opção de seguir na cadeira até 31 de dezembro de 2026 ou precisaria renunciar em abril do próximo ano para disputar uma das duas vagas no Senado Federal.

“Caso Fátima saia candidata ao Senado – e eu defendo que ela saia – Walter assumirá o Governo. E, lógico, ele deve ter a prerrogativa de concorrer à reeleição.  Caso ele decline desse direito, é óbvio que se abrirá o debate sobre o nome a ser apresentado pelo arco de alianças que apoiará a reeleição do presidente Lula. E Cadu – com toda certeza – está apto a assumir essa tarefa, representando o campo de alianças que hoje temos no Governo. Mas esse é um debate a ser feito mais adiante. Por agora, o importante é dialogar sobre a possibilidade que o nome dele nos apresenta, tornando conhecida a sua posição política, dialogando internamente com PT, com a Federação Brasil Esperança e com os partidos aliados do governo”, avalia.

O deputado federal também confirmou que vai concorrer à reeleição na Câmara em 2026. E reforça que todo o processo majoritário está condicionado à decisão da governadora Fátima Bezerra sobre 2026.

“Eu tenho a certeza de que o povo do nosso Estado vai querer que ela assuma novamente uma das cadeiras no Senado e retome a carreira parlamentar de qualidade reconhecida até pelos adversários. Terá papel importante no Senado no próximo mandato do presidente Lula. A depender de mim, como candidato à reeleição para a Câmara Federal, não medirei esforços para contribuir com a campanha e a vitória do bloco que se formará em nosso estado alinhado com o projeto da também reeleição do presidente Lula”, concluiu.

The post Mineiro vê Cadu Xavier em 2026 e cita capacidade de gestão do secretário appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.