Câmara Municipal de Natal aprova lei de Robson Carvalho para proteger animais de plantas tóxicas

A Câmara Municipal de Natal aprovou, em segunda discussão, o projeto de lei do vereador Robson Carvalho (União) que obriga estabelecimentos que comercializam plantas a informar sobre aquelas que são tóxicas para animais. A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na Casa nesta quinta-feira 20, e agora segue para sanção do prefeito Paulinho Freire (União).

O projeto determina que os estabelecimentos afixarem cartazes em locais visíveis com informações sobre plantas que podem causar intoxicação em animais domésticos. “É um projeto simples, mas bastante relevante, onde a gente requer que as empresas que comercializem plantas possam afixar cartazes e nesses cartazes ter de forma sistemática as plantas que podem trazer intoxicação aos animais”, afirmou o vereador.

Robson destacou que muitos donos de pets desconhecem os riscos que certas plantas comuns representam. “Os animais não têm voz, mas a gente está aqui com esse mandato sempre ativo, buscando o bem-estar e a saúde dos animais”, completou.

O parlamentar também pediu o apoio dos colegas para que o projeto avance rapidamente. “Peço a compreensão dos colegas vereadores e vereadoras, para que nós possamos aprovar esse projeto e, em seguida, nosso prefeito o sancionar”, disse.

A proposta prevê que a lista de plantas potencialmente tóxicas seja elaborada com base em orientações de órgãos especializados em saúde animal. Além disso, o projeto tem o objetivo de conscientizar vendedores e consumidores sobre os riscos que algumas plantas podem apresentar para os animais domésticos.

Com a aprovação na Câmara, o projeto segue para análise do Executivo municipal. Caso sancionado, os estabelecimentos terão um prazo para se adequar às novas regras e começar a informar os consumidores sobre os riscos das plantas tóxicas para animais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.