Município decreta calamidade por voçorocas que ameaçam engolir cidade

O município de Buriticupu, no Maranhão, decretou estado de calamidade pública nesta semana devido ao avanço de voçorocas, grandes buracos causados por erosão que ameaçam casas e colocam em risco a vida de moradores. Localizada a 400 km da capital São Luís, a cidade tem mais de 50 mil habitantes, e cerca de 1.200 pessoas podem ser afetadas.

As voçorocas, que chegam a centenas de metros de extensão e dezenas de metros de profundidade, avançaram mais de 20 metros em direção a moradias em áreas críticas.

Um laudo técnico do Departamento de Engenharia municipal apontou que o problema se agravou com as chuvas intensas deste período.

O decreto autoriza a desapropriação de 250 moradias em áreas de risco. A prefeitura promete realocar as famílias para áreas seguras, mas não especificou locais. O texto também prevê apoio da comunidade no processo de desmontagem e reconstrução das casas.

O prefeito João Carlos Teixeira se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em Brasília, para tratar da liberação de recursos e contratações para obras emergenciais. A dispensa de licitação para esses contratos foi autorizada por seis meses.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.