Hospital Bom Jesus completa 53 anos e anuncia construção de nova sede

Hospital Bom Jesus

Hospital Bom Jesus

Estimated reading time: 6 minutos

Ao completar 53 anos, o Hospital Bom Jesus se aproxima de um novo marco em sua história: a construção de uma nova sede. A área, próxima ao campus da PUCPR em Toledo e ao Hospital Regional, está oficialmente repassada à Hoesp, mantenedora da unidade hospitalar. Atualmente o Bom Jesus possui 212 leitos, com aproximadamente 74% sendo destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). São 2,5 mil atendimentos no pronto-atendimento, 650 cirurgias e uma média de 250 nascimentos por mês.

Estes e outros dados foram apresentados pela diretoria da Hoesp ao prefeito Mario Costenaro, ao vice Lucio De Marchi, secretários e diretores da Prefeitura de Toledo, além de vereadores, num encontro na Associação Médica de Toledo. A arquiteta Andrea Becker apresentou ainda a maquete da nova sede.

A necessidade de ampliação e da construção da nova sede se justifica porque, de acordo com dados do IBGE, da população em torno de 453 mil pessoas na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde, em média 78% da população depende do atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além disso, atualmente são 864 leitos disponíveis, sendo que de acordo com dados do Ministério da Saúde seriam necessários 1.438 leitos. Outra vantagem da nova sede é a ampliação de leitos – 270 apenas na primeira fase – e outras estruturas. Também serão ofertados novos serviços, como a UTI Pediátrica.

“Existe um déficit muito grande e não será apenas com a nova sede que iremos resolver o problema, porém, é preciso dar um primeiro passo e temos a necessidade de fazer todo esforço neste sentido”, aponta o prefeito Mario Costenaro.

Valorização é importante – Como um dos autores dos projetos da UTI Neonatal e do Banco de Leite Humano, o prefeito Mario Costenaro lembra de ter “passado a trena em todo o hospital” e ressalta que a valorização do Hospital Bom Jesus é “extremamente importante”. O prefeito destaca a dedicação de todos os colaboradores da unidade “em fazer tanto com tão pouco” e reconhece os “indicadores incríveis, mesmo com uma estrutura sufocada”.

Costenaro afirma estar muito feliz em observar o início de uma nova fase “porque está mais do que na hora do Bom Jesus ter uma sede própria que abrirá uma perspectiva de ter um hospital muito bem estruturado

Esforço conjunto – “Num dos momentos mais difíceis da história deste hospital fomos parceiros e seremos de novo nesta arrancada para ter uma estrutura mais adequada para prestar um atendimento de qualidade e humanizada”, comenta o deputado federal Dilceu Sperafico que completa: “A participação de todos é fundamental. Nossa sociedade local também tem de participar como acontece em outros municípios. Não podemos apenas deixar para os outros, pois a responsabilidade é de todo cidadão”, afirma Sperafico que reitera seu esforço em buscar recursos para a construção da nova sede da Hoesp/Hospital Bom Jesus.

“Assumi a presidência da Hoesp em 2016 com uma dívida que ultrapassava R$ 30 milhões. Hoje esse valor está em torno de R$ 14 milhões e com a nova sede a perspectiva é muito positiva”, aponta o presidente da Hoesp Cláudio Hayashi. Ele fez questão de agradecer aos “deputados, vereadores, a toda sociedade e a uma equipe de colaboradores que se empenham a manter nossa missão de continuar ofertando assistência hospitalar de qualidade à população”.

Na opinião do diretor-técnico e fundador do Hospital Bom Jesus, o médico Torao Takada, ressalta a importância da unidade para toda a cidade e região. “Precisamos valorizar todos do Conselho de Administração em toda história pelo empenho”, diz. Torao Takada afirma ainda ter um sonho de fazer a primeira cirurgia na nova sede.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel Baierle, cita a ambição positiva para a construção de um “projeto gigantesco” e frisa que o Legislativo está à disposição para auxiliar naquilo que for possível em busca de recursos “para viabilizar o projeto que trará benefícios para Toledo e toda região a fim de salvar vidas”.

Nelci Welter, que esteve representando o deputado federal Elton Welter, cita que Toledo tem tudo para se tornar uma referência na área da saúde com duas universidades ofertando o curso de Medicina – UFPR e PUCPR. “Todos nos somamos em nossas diferenças para a melhoria da saúde da população. Nelci Welter cita ainda que a Hoesp foi incluída no programa de geração de energia da Itaipu Binacional e Femipa ‘o que representa uma redução de custo em torno de 80%”.

BOM JESUS EM NÚMEROS

Leitos Gerais – 212

Uti Adulto – 26

UTI Neonatal – 11

Centro de Parto – 5

Leitos Enfermaria – 169

Total de Colaboradores – 614

Atendimentos em 2024

Internamentos – 15.100

Procedimentos Ambulatoriais – 99.000

Urgência/Emergência – 830

Cirurgias Eletivas – 128

AIHS/Procedimentos

Otorrinolaringologia – 800

Ortopedia – 1.320

Cardiologia – 940

Principais Indicadores

Rouparia Hospitalar – 392 toneladas

Exames Laboratoriais – 190.000

Exames de Imagem – 31.200

Sessões de Fisioterapia – 46.000

Medicamentos – 4.020.000

Materiais Médicos – 3.800.000

Taxa de Infecção Hospitalar – 2,65 (Média Nacional Aceita 5%)

Taxa de Mortalidade Institucional – 2,85% (Média Nacional Aceita 4%)

Taxa de Ocupação Geral – 92,40% (Média Nacional Ideal 80%)

Taxa de Ocupação UTI Adulto – 98,70% (Média Nacional Ideal 80%)

Média de Permanência Geral – 2,98 dias (Média Nacional Ideal de até 4 dias)

Média de Permanência UTI Adulto – 7,75 dias (Média Nacional Ideal de até 6,5 dias)

Hospital Bom Jesus
Crédito: Divulgação

TOLEDO

O post Hospital Bom Jesus completa 53 anos e anuncia construção de nova sede apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.