Porto de Maceió ganha relevância nacional

Informação de malha portuária nordestina, incluindo o Porto de Maceió, está “ano a ano, ganhando protagonismo na macroeconomia do País, e já figura como prioridade de investimentos públicos e privados”.

Acrescenta a jornalista: “Só em 2024, houve um incremento de mais de 10% na movimentação de cargas de todos os portos da Região. Os principais produtos responsáveis por esse incremento foram o ferro, com um crescimento de 6,16%, e o petróleo e seus derivados, que aumentaram 2,38%.”

O administrador do Porto de Maceió, Diogo Holanda Pinheiro, explica que o diálogo macroeconômico, envolvendo governo federal, estadual, prefeituras e empresas é crucial para que esse crescimento no escoamento se mantenha. 

“Toda a venda é casada. Ninguém traz carga sem estar com toda a venda feita. Então, o nosso desafio é que a economia seja dinâmica, atacando nos vários setores, não só cargas, mas passageiros também, e também, aliado a isso, modernizando as estações portuárias”.

No Porto de Maceió, é a exportação de açúcar a mais importante, junto com a importação de sal, em razão da crise de exploração da Braskem em Maceió, e ainda importação de minérios de ferro. 

Explica :

“Os aportes previstos para a região integram a maior carteira de investimentos portuários da história do país, com um total de R$ 20 bilhões até 2026. De 13 projetos previstos em sete portos nordestinos, a soma chega a R$ 3,929 bilhões. Os portos nordestinos são essenciais para o escoamento de produtos como grãos (soja e milho), minérios, frutas tropicais, petróleo e derivados, que representam uma parte significativa das exportações brasileiras.”

 
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