Comércio do Paraná cresce 5,3% em 2024 e supera média nacional

O volume de vendas do comércio paranaense cresceu 5,3% entre janeiro e dezembro de 2024, de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quinta-feira, 13. O aumento ao longo do ano superou a média nacional, que foi de 4,1%.

Ao longo de 2024, o Paraná ainda registrou um crescimento superior a alguns dos estados com as maiores atividades comerciais do Brasil, como São Paulo (1,9%), Minas Gerais (1,9%) e Rio de Janeiro (1,6%).

  • Ganhando o Mundo: Intercambista da Ilha do Mel relata a experiência cultural e de educação no Canadá
  • Veja como proteger sua pele na estação mais quente do ano

Os números se referem ao comércio varejista ampliado, que inclui todos os segmentos do varejo, acrescidos da construção civil, do setor de automóveis e do atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Na comparação entre dezembro de 2024 e dezembro de 2023, o Estado também registrou um crescimento expressivo no volume de vendas, com alta de 2,4%. O índice foi quase o dobro do aumento registrado pelo Brasil na mesma comparação, que foi de 1,4%.

A pesquisa também mostrou o aumento na receita nominal, que é a diferença entre a receita total e as despesas de um negócio, a partir das vendas do comércio paranaense ao longo do ano. O crescimento do Paraná entre janeiro e dezembro de 2024 foi de 8,2%, superior à média nacional de 7,5%.

Imagem de uma movimentada rua urbana em um dia ensolarado, com muitas pessoas atravessando a faixa de pedestres e lojas ao fundo, destacando a vitalidade da cidade. Comércio do Paraná cresce 5,3% em 2024 e supera média nacional
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

SEGMENTOS

O crescimento nas vendas do comércio do Paraná foi puxado pelo bom desempenho na comercialização de alguns segmentos específicos em que o Estado se destacou. As vendas paranaenses de móveis e eletrodomésticos, por exemplo, cresceram 15,2% em 2024 e lideraram o segmento em todo o Brasil. O índice do Paraná neste setor aumentou mais do que o triplo da média brasileira (4,2%) e foi superior a estados como Rio Grande do Sul (13,4%), Santa Catarina (8,8%), Minas Gerais (4,5%) e São Paulo (3,1%).

Outro segmento de destaque no comércio paranaense foi o varejo de veículos, motocicletas e peças automotivas, que cresceu 17,9%, registrando o terceiro maior índice nacional no segmento, atrás apenas de de Goiás (23%) e Pernambuco (19,5%), e à frente de estados como Santa Catarina (17,2%), Minas Gerais (11,7%), Rio Grande do Sul (10,7%), São Paulo (8,3%) e Rio de Janeiro (3,5%).

Em relação à média nacional, a venda de materiais de construção no Paraná também se destacou, com alta de 13,4%. Foi o terceiro maior aumento do Brasil, atrás apenas de Bahia e Ceará, que registraram 14,5%. Neste recorte, o varejo paranaense superou estados como o Rio Grande do Sul (9,5%), São Paulo (5,2%), Minas Gerais (3,9%) e Santa Catarina (1,2%).

PESQUISA 

A PMC acompanha o comportamento conjuntural do comércio varejista no país com indicadores de volume de vendas e de receita das empresas do setor com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os dados completos podem ser consultados no Sidra, o banco de dados do IBGE.

Fonte: AEN

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.