Florir Toledo inicia atividades 2025 com foco na qualificação juvenil

Florir Toledo

Florir Toledo

Estimated reading time: 4 minutos

O programa Florir Toledo deu início oficialmente às atividades de 2025 em uma solenidade realizada na noite desta quarta-feira (12). O evento reuniu os adolescentes participantes da iniciativa, acompanhados de seus pais ou responsáveis legais, além de diversas autoridades municipais.

Entre os presentes estavam o vice-prefeito Lucio De Marchi; os vereadores Professor Oseias e Valdir Gomes; e as secretárias de Assistência Social, Educação, Meio Ambiente e Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano, respectivamente Simone Beatriz Ferrari, Janice Salvador, Luciana Alves Fogaça e Sheila Maria Rodrigues Delava. Também estavam presentes a diretora de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social, Rejane Marlene Linck Neumann, e o coordenador do Florir Toledo, Paulo Esdras.

Durante a cerimônia, as autoridades destacaram a importância do programa para a formação cidadã e o desenvolvimento social dos adolescentes atendidos. “Nós não poderíamos iniciar o ano simplesmente abrindo as portas e chamando os nossos adolescentes para iniciar uma atividade sem antes, olhar para cada mãe, para cada pai que aqui está, para que vocês vejam as pessoas aqui que são responsáveis pelo cuidado, pela educação, pela proteção, pela segurança desses adolescentes. Cuidamos deles com o mesmo zelo que vocês dedicam a eles”, saúda a secretária de Assistência Social, que garantiu que a pasta empregará o máximo possível de esforços para revitalizar a estrutura da sede do Florir Toledo. “Estar aqui presenciando o retorno do Florir Toledo é gratificante, pois é um projeto que, além de oferecer um espaço aconchegante, tem feito a diferença para a nossa sociedade. Vários jovens que saíram daqui hoje ocupam espaços de destaque, o que faz valer a pena todo este esforço de preparar a atual geração para o mercado de trabalho”, pontua o vereador Valdir Gomes, que falou em nome da Câmara Municipal.

Durante sua fala, o vice-prefeito chamou o outro vereador presente para fazer uso da palavra, pois Professor Oseias foi coordenador do Florir Toledo quando Lucio De Marchi fora prefeito. “Seguindo um modelo que já estava sendo desenvolvido em Foz do Iguaçu, esse projeto foi implementado pelo saudoso prefeito [José Carlos] Schiavinato. Na condição de vice-prefeito, ajudei-o neste processo, que rendeu muitos frutos. Os adolescentes de Toledo são privilegiados por contar com diversos equipamentos públicos à disposição, como o Florir Toledo e o Centro da Juventude”, recorda o vice-prefeito. “Para mim, é uma honra ter sido coordenador do Florir Toledo. Quero agradecer à equipe que me ajudou neste trabalho, que me traz boas lembranças. Quero dizer aos pais e às mães dos alunos: confiem neste projeto, pois aqui não é lugar para os filhos passarem o dia, é algo feito para mudar a vida deles. Saindo daqui, vocês podem colocar no currículo: ‘eu participei do Florir Toledo’. Isso certamente fará a diferença na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. Até hoje tem donos de empresas que ligam para mim pedindo indicação de alunos para ocupar postos que eles abrem”, relata o vereador e ex-coordenador do programa.

O saudosismo também foi a tônica da fala do atual coordenador do Florir Toledo, Paulo Esdras. “Quando comecei a participar do programa, eu tinha diversas dificuldades, mal conseguia falar e vivia chorando. Com o tempo, foi superando todos estes obstáculos e hoje sou coordenador desta iniciativa. O convite para esta função me deixou muito feliz e espero atender à expectativa de quem me confiou esta missão”, comenta.

Em 2025, o Florir Toledo contará com a participação de 42 pessoas com idade entre 13 e 17 anos. Há disponibilidade para até 60 vagas, que são preenchidas  exclusivamente por adolescentes em situação de vulnerabilidade social que estejam sendo acompanhados por algum órgão vinculado à Secretaria de Assistência Social, pasta que gerencia o espaço. 

O programa tem como objetivo o fortalecimento comunitário, qualificando profissionalmente os participantes com ações voltadas à proteção ambiental. Além disso, a iniciativa busca incentivar o protagonismo juvenil e promover o desenvolvimento social e econômico dos alunos.

O post Florir Toledo inicia atividades 2025 com foco na qualificação juvenil apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.