Prefeitura de Macaíba formaliza gabinete de crise para lidar com eventuais ocorrências do período chuvoso

Em encontro entre comitivas da Prefeitura de Macaíba e da Coordenaria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Norte, ocorrido no Centro de Operações Integradas de Segurança Pública de Macaíba (COISP), foi formalizado o gabinete de crise local, formado por um comitê composto de agentes de diversas secretarias e pensado para lidar com eventuais ocorrências durante o período chuvoso na cidade, que deverá ter seu pico nos próximos meses, principalmente de maio a junho.

O objetivo é realizar tanto ações de prevenção quanto de auxílio e enfrentamento em coordenação com os governos estadual e federal. Para isso, deverão ser visitados e mapeados devidamente os locais de maior vulnerabilidade e construído um banco de dados atualizado com os cadastros dos moradores dessas áreas, visando facilitar o atendimento das demandas que possam surgir.

Além de poder atuar em situações causadas por excessos de chuvas, como inundações, desabamentos e acidentes de trânsito, o gabinete de crise implementado também deverá prestar assistência à população quando ocorrerem outras situações, tais como estiagem severa.

A Prefeitura de Macaíba esteve representada na ocasião pela vice-prefeita Raquel Barbosa (em virtude de viagem oficial do prefeito Emídio Jr. à Brasília), titulares, adjuntos e coordenadores das várias pastas que deverão se mobilizar, articular e executar ações de forma conjunta e rápida em casos de crise, incluindo Infraestrutura, Assistência Social, Trânsito, Meio Ambiente e Urbanismo, Saúde e Trânsito.

Por sua vez, a Coordenaria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Norte foi representada pelo seu titular Cel. Marcos Carvalho, seu adjunto, ten. cel. Alexandre Fonseca, e outros profissionais que integram o órgão e fazem parte das forças de segurança estaduais como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

“Trata-se de uma visita onde a pauta busca aproximar a defesa civil estadual da gestão do município, através de sua Coordenadoria de Defesa Civil. Esse estreitamento de laços é justamente para mostrar a importância de ter um sistema de defesa fortalecido no município e que faça a integração com a defesa civil do estado.”, resumiu ten. cel. Alexandre Fonseca, do Corpo de Bombeiros, que assumirá em breve a Coordenaria de Proteção e Defesa Civil do RN.

Siga o Agora RN nas redes sociais

Instagram

Facebook

X (Ex-Twitter)

LinkedIn

TikTok

WhatsApp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.