Cansaço extremo e sangramento podem ser sinais de leucemia

A leucemia é um tipo de câncer que afeta a medula óssea, conhecida como a “fábrica do sangue”, e se espalha para o sangue. De acordo com a hematologista Ana Emília, durante entrevista à TV Tropical, a doença pode se manifestar por meio de sintomas como “cansaço extremo, sangramentos espontâneos, manchas pelo corpo e febre indeterminada”.

A médica explicou que não existe uma causa única para a leucemia, mas fatores como “exposições genéticas, mutações, uso de agrotóxicos, derivados do benzeno e tratamentos prévios de câncer” podem contribuir para o desenvolvimento da doença. “Não existe um fator principal, uma causa principal de o que causou esta leucemia”, afirmou.

Os sintomas estão relacionados à falha na produção normal de células sanguíneas. “Os pacientes começam a ter anemia, os leucócitos baixos, popularmente chamados como as defesas baixas, as plaquetas baixas”, destacou Ana Emília.

A doença pode atingir diferentes faixas etárias, com tipos específicos predominando em cada grupo. “Na infância, nós temos mais as leucemias linfóides agudas, já na fase adulta, temos mais as leucemias mielóide aguda, mielóide crônica e linfocítica crônica”, explicou.

O tratamento varia conforme o tipo de leucemia. Nas leucemias agudas, é necessário um “tratamento mais rápido, imediato e com quimioterapia de regime bem pesado, até mesmo um transplante de medula óssea”. Já nas leucemias crônicas, o tratamento é menos urgente e pode incluir “terapias direcionadas ou apenas monitoramento”, como no caso da leucemia linfocítica crônica.

Ana Emília ressaltou a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico. “Na suspeita, as unidades básicas de saúde e as UPAs encaminham, via regulação, para um dos serviços responsáveis por cada semana, que a gente tem aqui, a chamada semana oncológica”.

A campanha Fevereiro Laranja busca conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico da leucemia. A hematologista reforçou que, como não há uma causa específica, a prevenção inclui “um estilo de vida saudável, evitar industrializados e fazer sempre o seu acompanhamento médico regular”.

Ana Emília finalizou destacando que, em caso de sintomas como cansaço extremo, sangramentos ou febre sem causa aparente, é essencial procurar atendimento médico imediatamente. “Qualquer alteração deve ser investigada de forma rápida”, concluiu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.