Carnaval com segurança: como agir em caso de falha do preservativo

O Carnaval é um período de celebração, encontros e diversão, mas também exige atenção aos cuidados com a saúde. Durante a festa, o uso de preservativos é fundamental para a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidezes indesejadas. No entanto, imprevistos podem ocorrer, como o rompimento ou deslizamento do preservativo. Nessas situações, agir rapidamente é essencial para minimizar os riscos à saúde.

Para essas situações,  médico ginecologista e presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte, Robinson Dias, alerta que há métodos emergenciais eficazes disponíveis, como a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) para ISTs e a contracepção de emergência, conhecida como pílula do dia seguinte. 

Leia também: Prefeitura lança programação do Carnaval de Natal na próxima sexta-feira

“A PEP é um tratamento com comprimidos antirretrovirais indicado para pessoas que tiveram contato com risco de infecção pelo HIV, como relações desprotegidas ou falha no uso do preservativo. Esse tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, preferencialmente dentro das primeiras 2 horas após a exposição, e no máximo em até 72 horas. A PEP está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e pode ser encontrada em unidades de pronto-atendimento, hospitais e centros de referência em ISTs”, reforça o especialista.

Já a pílula do dia seguinte é um método contraceptivo emergencial que pode ser utilizado em até 72 horas após a relação sexual desprotegida, sendo mais eficaz quando administrada nas primeiras 24 horas. Sobre ela, o especialista reforça, “seu uso deve ser restrito a situações emergenciais, não substituindo métodos contraceptivos regulares. A pílula está disponível em farmácias e também pode ser obtida gratuitamente em unidades de saúde do SUS”.

Como devo me proteger?

Para quem precisa buscar atendimento, a PEP pode ser encontrada em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), serviços de emergência hospitalar, Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviços de Assistência Especializada em IST/HIV/AIDS (SAE). Já a pílula do dia seguinte pode ser adquirida em postos de saúde, unidades básicas de saúde (UBS) e farmácias. A prevenção continua sendo a melhor estratégia para a saúde sexual. O uso correto e consistente do preservativo, tanto masculino quanto feminino, é fundamental para evitar ISTs e gestação indesejada. No entanto, em casos de falha, saber como agir rapidamente pode fazer toda a diferença para um Carnaval seguro e sem preocupações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.