Instituto Ponte abre processo seletivo para estudantes da rede pública

O Instituto Ponte abriu 100 vagas para o processo seletivo 2025 do Programa Ponte para o Futuro. O projeto dá acesso a bolsas de estudo em escolas particulares renomadas, transporte, alimentação, materiais didáticos, aulas de reforço, cursos de inglês e acompanhamento psicopedagógico e socioemocional até a conclusão do ensino superior.A ação é voltada para estudantes de escolas públicas que estejam entre o 7º ano do ensino fundamental e o 2º ano do ensino médio, cujas famílias tenham uma renda per capita de até 1,5 salário mínimo.O processo seletivo acontece em todo o Brasil. Atualmente, o Instituto atua em 13 estados brasileiros, sendo cinco do Nordeste. Na Bahia, são sete alunos atendidos pelo Instituto. Um deles é Eduardo Bittencourt Ferreira, 18 anos, natural de Nova Ibiá, município do sul baiano.“O Instituto Ponte entrou na minha vida em 2023 e desde então tudo mudou. Logo de cara, eu pude ter acesso a aulas de português, matemática e desenvolvimento pessoal, o que me ajudou a melhorar minhas notas nas escolas e me destacar”, relatou o estudante que foi aprovado em primeiro lugar no curso de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Sisu 2025.

Eduardo Ferreira, 18, estudante de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

|  Foto: Divulgação

Além da aprovação em destaque no vestibular, Eduardo Ferreira coleciona diversos prêmios. “No passado, eu conquistei duas medalhas em Olimpíadas Acadêmicas, uma medalha. De prata na Olimpíada Nacional de Ciências e uma de bronze na Olimpíada Nacional de Matemática Financeira. Para além disso, no final de 2023”, concluiu o estudante.A responsável pelo processo seletivo do Instituto Ponte, Maria Luiza Pacheco, aponta que o projeto já contemplou 459 jovens de forma direta e mais de 1500 de forma indireta. “Atualmente a gente tem 365 alunos de três estados do Brasil”, conta a profissional.

Leia Também:

Jerônimo envia à Alba projeto que cria programa de alfabetização

Escolas particulares proibidas de recusar matrículas? PL avança

Escolas e creches baianas recebem 19 mil mochilas da Receita Federal

Entre os serviços oferecidos aos estudantes, estão aulas de reforço no contraturno, de matemática, português, hábitos de estudo, desenvolvimento pessoal e redação. Maria Luiza Pacheco, também destaca que além das bolsas integrais em escolas particulares, os materiais, uniformes e vale transporte são custeados pelo instituto.Também são ofertadas bolsas de 100% em cursos de inglês, em escolas de idiomas parceiras. Outro diferencial é o atendimento individualizado, pedagógico e psicológico para o desenvolvimento de habilidades emocionais e orientação profissional.Para participar do processo seletivo, os estudantes passam por sete etapas com provas, entrevista e comprovação socioeconômica. Além dos testes, o aluno ou aluna deve apresentar um rendimento escolar acima de 80% em matemática em português, e ter presença na escola acima de 90%.As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site institutoponte.org.br até o dia 30 de março. No site há também o Guia do Candidato, disponível para sanar dúvidas dos estudantes que desejam fazer parte do projeto.De acordo com a presidente Bartira Almeida, o Instituto Ponte busca novas parcerias com empresas e pessoas físicas e destaca como “a colaboração do setor privado é fundamental para ampliar o impacto do projeto e oferecer mais oportunidades aos jovens”, conclui.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.