Em plena campanha eleitoral, a candidata a vereadora de Natal Thabatta Pimenta denunciou ter sofrido um ataque de transfobia na tarde desta quinta-feira (22), durante o Cortejo Cultural, nas ruas da Cidade Alta. Nas redes sociais, a candidata contou que ao entregar panfletos de sua campanha recebeu xingamentos transfóbicos e uma tentativa de atropelamento de um homem que ainda não teve a identidade revelada.
Thabatta Pimenta é pré-candidata a vereadora de Natal, já tendo ocupado um cargo de vereadora no município de Carnaúba dos Dantas, se tornando também a primeira vereadora trans do Rio Grande do Norte. A candidata contou que durante uma panfletagem que realizava ao lado do seu irmão Ryan, ao entregar seu material para um homem foi xingada com palavras transfóbicas e chegou a sofrer uma tentativa de atropelamento. Nas redes, Pimenta mostrou o rosto do agressor. Veja o vídeo e entenda o caso:
Ver essa foto no Instagram
Para a Agência Saiba Mais, Pimenta contou que já tem a placa do carro e a filmagem do rosto do agressor. Ela também contou que irá realizar um boletim de ocorrência sobre o ataque, já que além dos xingamentos, ela sofreu uma tentativa de atropelamento.
“A gente estava participando do Cortejo Cultural que a gente estava tendo na Cidade Alta. E eu, estava panfletando, né? Aí a gente foi e entregou a ele (o agressor). Aí ele amassou o papel, jogou no chão. E foi nessa hora que a gente disse: ‘não precisa disso não, é só você só não aceitar, não precisa jogar no chão. Aí ele se exaltou. Aí, quis passar em cima de mim no carro. Aí, eu disse: ‘você vai me pisar!’. Aí, que a minha amiga, que trabalha comigo, pegou a câmera na hora que ele começou a dizer um bocado de coisa. Vários xingamentos. Depois foi quando a mulher que estava com ele, bateu para mostrar a câmera e saiu na rua. Mas a gente tem uma placa, um vídeo e vamos colocar tudo no BO também.”, contou.
Pimenta também disse que não ia parar e que ia continuar sendo uma travesti na política mesmo com todos esses ataques.
“Para muitas pessoas sempre vai ser um mimimi, mas é porque elas não sentem na pele o que é ser uma mulher trans travesti nessa sociedade, que tanto nos exclui no país que mais nos mata. Vá uma travesti fazer campanha, porta a porta, pé no chão, que vocês vão entender o que é que a gente passa. Isso é um mínimo, são muitos preconceitos. Por isso a importância de ter uma representação nesse sentido, mas continuarei mesmo com esses ataques.”, finalizou.
Potiguar já foi indenizada por shopping de Natal
O shopping Via Direta, na zona sul de Natal, foi condenado a pagar uma indenização de R$ 5 mil à vereadora de Carnaúba dos Dantas e pré-candidata ao mesmo cargo na capital potiguar, Thabatta Pimenta (PSOL). Em 2022, ela foi impedida de usar o banheiro feminino do local por ser uma mulher trans. A sentença foi emitida em 5 de abril pelo juiz Jussier Barbalho Campos, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).
O caso ocorreu em 20 de setembro de 2022, quando Thabatta concorria ao cargo de deputada federal, à época pelo PSB. Ela fazia uma panfletagem no circular da UFRN, ao lado do shopping, quando sentiu necessidade de ir ao banheiro e foi até à unidade. A primeira a ser impedida foi uma militante trans, também da equipe da candidata.
Em vídeo gravado e postado nas redes sociais, dois seguranças abordam a candidata e dizem que uma mulher teria reclamado da presença de “uma pessoa do sexo masculino” no banheiro. Segundo os funcionários, a ordem de proibição teria vindo da administração do shopping. Os seguranças também perguntaram se Pimenta teria o sexo feminino registrado no RG.
Saiba +: Via Direta vai indenizar Thabatta Pimenta após caso de discriminação
The post Pré-candidata denuncia ataque transfóbico em campanha eleitoral appeared first on Saiba Mais.