Prefeitura intensifica limpeza das lagoas e retira 1,7 mil toneladas de resíduos

A Prefeitura do Natal intensificou a limpeza e manutenção das lagoas de captação para minimizar os impactos das chuvas na cidade. Segundo a secretária de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, foram retiradas 1,7 mil toneladas de resíduos das redes de drenagem, que acumulam desde lixo doméstico até pneus e areia carregados pela chuva. A operação também incluiu a inspeção de 13 quilômetros de rede com o uso de robôs.

“As áreas mais críticas estão sendo priorizadas, especialmente aquelas com histórico de transbordamento, como as zonas Oeste e Norte”, afirmou. De acordo com a secretária, apenas 3% da Zona Norte conta com esgotamento sanitário, o que contribui para o despejo irregular de esgoto nas lagoas, projetadas apenas para receber água da chuva. “Muitas lagoas operam acima da capacidade porque recebem ligações clandestinas de esgoto, o que compromete o fluxo da drenagem”.

Na última chuva forte, apenas a Lagoa do Acaraú, no Panatis, transbordou. “Essa lagoa tem um alto índice de contribuição de água servida, o que favorece o crescimento de vegetação e obstrução da drenagem”, disse Shirley. Equipes da prefeitura foram mobilizadas no fim de semana para remoção da vegetação com uso de balsas e máquinas.

A prefeitura também anunciou um programa de inspeção em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) para identificar e autuar imóveis com ligações clandestinas. “Vamos tomar ações mais enérgicas, incluindo a tamponagem dessas ligações irregulares”, declarou.

Sobre as obras na drenagem da Praia de Ponta Negra, Shirley esclareceu que a formação de espelhos d’água na faixa de areia já era prevista no projeto licenciado pelo Idema. “Os dissipadores que estão sendo construídos vão reduzir a velocidade da água, permitindo maior infiltração e minimizando o volume acumulado”, afirmou.

A secretária também comentou os alagamentos registrados na Cidade Alta após as recentes obras na região. “Estamos verificando se houve impermeabilização acima do previsto ou alguma obstrução na rede. A Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU) está atuando em conjunto para solucionar o problema”, informou.

Obras em lagoa de captação do Santarém foto Seinfra
Lagoa de captação do Santarém passou por processo de limpeza no ano passado. | Foto: Divulgação Seinfra

A prefeitura segue com equipes atuando no reparo de buracos causados pelas chuvas. “Já concluímos os serviços na Rua dos Caicós e na área do Baldo, onde parte do calçadão cedeu. O buraco próximo ao Pittsburgh também foi fechado em parceria com a Caern”, disse.

A obra de drenagem e pavimentação na Rua Nossa Senhora do Ó, na Zona Norte, está prevista para ser concluída até o final de fevereiro. “Essa obra vai permitir o escoamento da Lagoa do Acaraú, reduzindo o risco de novos transbordamentos”, explicou.

A Secretaria de Infraestrutura mantém equipes nas ruas e disponibiliza o aplicativo Natal Digital para que moradores informem problemas na rede de drenagem. “O mapeamento dos pontos críticos é essencial para priorizarmos as ações”, afirmou Shirley.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.