Wendel Lagartixa é absolvido de processo na Bahia

O policial militar reformado Wendel Fagner Cortez, conhecido como Wendel Lagartixa, foi absolvido pela Justiça do Estado do Bahia das acusações de porte ilegal de arma de fogo e fraude processual. Em maio, Lagartixa foi preso em flagrante durante viagem ao lado de Felipe Feliciano de Almeida, Raysandro dos Santos Almeida e João Belarmino Filho. Eles estavam indo para o Rio Grande do Sul e foram parados em Vitória da Conquista (BA).

A sentença na Bahia foi assinada pelo juiz Leonardo Coelho Bomfim, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Vitória da Conquista, na última sexta-feira 26, e publicada na segunda 29 nos sistemas de busca processual do TJBA. Na fundamentação, o magistrado relatou o entendimento de que a arma encontrada no carro em que Wendel Lagartixa viajava pertencia a outro ocupante do veículo, Felipe Feliciano de Almeida, irmão do PM reformado.

O juiz aponta que a tese foi aceita em decorrência da negativa do acusado de que a arma pertencia a ele, bem como dos relatos das testemunhas, bem como da incerteza dos policiais que atenderam a ocorrência em determinar o verdadeiro portador da arma, levando em consideração a confissão de Felipe Feliciano, que disse ter levado a arma no carro. “Assim, estando devidamente demonstrada a autoria do delito atribuído exclusivamente a outra pessoa, impõe-se a absolvição do réu”, completa o magistrado na sentença.

Filha de Wendel, Anne Lagartixa defende que a prisão do pai na Bahia foi resultado de uma perseguição política. Em entrevista ao Política RN Podcast nesta segunda-feira 29, a pré-candidata a vereadora de Natal disse que sofreu por causa da distância.

“Já passamos por várias situações difíceis. Essa prisão foi a pior, porque ele estava em outro estado. A gente sofria pensando em como ele estava isolado em uma cidade que não conhece ninguém, sem banho de sol”, contou Anne.

Para ela, Wendel foi preso injustamente. “O correto era Felipe ficar preso, mas quem ficou foi meu pai. Conduziram meu pai sem nenhum advogado junto com ele, acusaram meu pai sem nenhuma sentença”.
Apesar de ficar livre da ação na Bahia, Wendel Lagartixa poderá seguir preso, desta vez aqui no RN, em decorrência de um mandado de prisão expedido pela Justiça potiguar, relativo a outro processo em que ele é réu.

JUSTIÇA DO RN. Segundo Anne, os advogados do pai entrarão com o pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para reverter a decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). “Os advogados estão trabalhando para que tudo seja resolvido com a prisão preventiva aqui do RN”, complementou a pré-candidata.

Wendel teve a prisão preventiva decretada pelo TJRN no dia 11 de julho. A decisão foi da Câmara Criminal do órgão, que deu provimento ao recurso do Ministério Público do RN (MPRN). A determinação é baseada na operação Aqueronte, que apura um sêxtuplo homicídio, entre tentados e consumados, que estão com instrução encerrada na vara do Júri em Natal. Entre os crimes, houve um triplo homicídio na Redinha em 2022.

Wendel é acusado de ter tido participação nesse crime. Apesar da polêmica, ele foi o candidato a deputado estadual mais votado nas eleições de 2022. Ele não assumiu por conta de uma decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ele afirma ser consequência de perseguição política.

PRISÃO NA BAHIA. O ex-policial militar Wendel Lagartixa (PL) foi preso no interior da Bahia, no dia 10 de mai.
Ele estava em um veículo em direção ao Rio Grande do Sul quando foi parado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Durante a abordagem, uma pistola .40 de uso restrito foi encontrada no veículo. Dentro do veículo, além do PM reformado, estavam o irmão dele, Felipe, que estava dirigindo, e o sobrinho Raysandro, juntamente com o amigo sargento Belarmino.

Lagartixa publicou um vídeo no Instagram afirmando que seu irmão assumiu a posse da arma, que era ilegal. Porém, contradições nas oitivas dos ocupantes do carro foram consideradas pela autoridade policial para ratificar a prisão. “Como pode uma safadeza dessa?”, questionou a jovem Anne Lagartixa. l

Adicionar aos favoritos o Link permanente.