MPF recebe denúncia sobre lixo estrangeiro em praia da Via Costeira de Natal

O Ministério Público Federal (MPF) recebeu uma denúncia sobre a existência de lixo com origem no exterior em alguns pontos das praias da Via Costeira de Natal. Por enquanto, a denúncia ainda vai ser avaliada e não foi aberto nenhum procedimento de investigação.

O MPF chegou a atuar com abertura de investigação quando houve derramamento de óleo em praias de nove estados nordestinos em 2019, entre eles o Rio Grande do Norte, além do litoral do Espírito Santo e Rio de Janeiro. O caso foi concluído pela Polícia Federal (PF), que apontou que a carga veio de um navio petroleiro grego.

Ao todo, as manchas foram encontradas em mais de mil localidades nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, Espírito Santo e no Rio de Janeiro, entre agosto de 2019 e março de 2020. Os custos apenas com a limpeza dessas áreas foi estimado em R$ 188 milhões, sendo esse também o valor mínimo de indenização a ser pago pelos proprietários do navio.

Saiba +
Lixo internacional em praias não é exclusividade do RN, diz especialista
Praias com lixo em Natal são locais de desova de tartarugas marinhas

A origem do lixo

A doutora em poluição marinha e gestão costeira, Maria Christina Araújo, explica que a origem mais provável desse lixo são as correntes marítimas, que trazem material mais leve descartado no mar, principalmente, a Corrente Equatorial, que joga sua força sobre o Nordeste.

A pesquisadora também aponta que o Oceano Atlântico é uma via de intenso transporte marítimo e que muitos navios, como cargueiros e cruzeiros, descartam seu lixo em alto mar, apesar de ser proibido, para evitar pagar a taxa do lixo nos portos.

A preocupação

No caso da Via Costeira de Natal, além do lixo estrangeiro, também tem sido encontrado muito lixo de origem local, o que prejudica a alimentação de animais e a desova de tartarugas marinhas.

The post MPF recebe denúncia sobre lixo estrangeiro em praia da Via Costeira de Natal appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.