Ministério da Saúde afirma que vacina contra varicela será normalizada no primeiro semestre de 2025 no País

No início deste ano, o Ministério da Saúde divulgou que todos os Estados do Brasil estão 100% abastecidos com as vacinas do calendário básico. A pasta afirma que, mesmo com os estoques da vacina contra varicela foram abastecidos, apesar de haver uma escassez global da matéria-prima utilizada. Por isso, a normalização deve ocorrer ao longo do primeiro semestre de 2025.

Anualmente, o Programa Nacional de Imunizações distribui cerca de 300 milhões de doses de vacinas para todos os 5.570 municípios brasileiros. 

A 1.ª Regional de Saúde, que responde pelos sete municípios do litoral paranaense, afirmou que a dose da varicela isolada, como é chamada, ainda está em falta na região. No entanto, no início deste mês de fevereiro, foram abastecidos os estoques da vacina tetra viral, que protege contra a varicela, sarampo, caxumba e rubéola. Ou seja, substitui a dose faltante.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), a vacina contra a varicela (isolada) deve ser administrada em uma dose aos 15 meses (se realizada com a tríplice viral) e aos 4 anos (pode ser utilizada vacina tetra viral se a varicela não estiver disponível).

  • Procura pela vacinação contra a dengue está abaixo do esperado em Paranaguá

A médica pediatra em Paranaguá, Dra. Melissa Renata Pinto Luciano Figueira, afirmou que atrasar as vacinas aumenta a probabilidade de contrair os vírus. Segundo ela, os registros de varicela ainda são comuns. “Assim como suas complicações (meningoencefalites, Herpes-Zoster)”, afirmou a médica pediatra.

Uma vez adquirido o vírus Varicela, a pessoa fica imune à catapora. No entanto, o vírus permanece no corpo a vida toda e pode ser reativado, causando o Herpes-Zoster, conhecido também como cobreiro.

Calendário de vacinas contra varicela

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, a vacina tetra viral deve ser aplicada em crianças de 15 meses. Já a vacina varicela isolada é indicada para crianças de 4 anos. 

Casos de varicela

O Ministério da Saúde ressalta que não há dados consistentes sobre a incidência de varicela no Brasil, pois os casos graves internados e óbitos são de notificação compulsória. No período de 2015 a 2024, foram notificados 335.641 casos de varicela no Brasil. A região Sudeste notificou 30,9% dos casos, seguido da região Sul com 26,8% dos casos.

A faixa etária com a maior frequência de casos notificados foi a de 5 a 9 anos, seguido pela faixa etária de 1 a 4 anos. O menor registro foi observado na população maior que 59 anos.

Transmissão

A transmissão da varicela/catapora acontece por meio do contato com o líquido da bolha ou pela tosse, espirro, saliva ou por objetos contaminados pelo vírus, ou seja, contato direto ou de secreções respiratórias. Indiretamente, é transmitida por meio de objetos contaminados com secreções de vesículas e membranas mucosas de pacientes infectados. 

Com informações do Ministério da Saúde

Adicionar aos favoritos o Link permanente.