A versão do BNDES sobre a negociação da Casal

Segue abaixo, na íntegra, texto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social sobre informação aqui divulgada a respeito de possível privatização da Casal – Companhia de Saneamento de Alagoas:

“O projeto contratado pelo Estado de Alagoas junto ao BNDES tem por objetivo estudar melhorias institucionais e organizacionais na Casal com o objetivo de dar sustentabilidade econômico-financeira a todo o sistema dos serviços de água e esgoto no estado. Em 2017, o BNDES foi contratado pelo Estado de Alagoas para estruturar um projeto de universalização do abastecimento de água e do esgotamento sanitário em todos os cento e dois municípios do Estado, por meio de parceria com investidores privados. O modelo adotado agrupou os municípios em três conjuntos (blocos) distintos, concedidos separadamente à iniciativa privada, e manteve a CASAL como a fornecedora de água no atacado para as concessionárias.

O novo projeto dá continuidade ao movimento de dar maior sustentabilidade ao sistema de serviços de saneamento no Estado de Alagoas. Assim, o projeto se propõe a avaliar alternativas para uma reestruturação que adeque sua estrutura operacional a essa nova realidade, reforçando a sustentabilidade econômico-financeira da companhia e de todo o sistema de saneamento no Estado.

Para enfrentar esse desafio, o Estado de Alagoas contratou o BNDES para estruturar um projeto de reestruturação da gestão da CASAL. O escopo do contrato inclui a possibilidade de eventual estabelecimento de parceira privada, por meio da alienação de ações da companhia, tema este que será avaliado e deliberado pelo estado ao fim do processo de modelagem. No momento, o projeto encontra-se na etapa de seleção de consultores e a etapa de diagnóstico deve ser realizada ainda este ano.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.