Área do Morro do Careca volta a ficar imprópria para banho

O trecho do Morro do Careca, na praia de Ponta Negra, voltou a ser impróprio para banho pela primeira vez neste ano. A constatação é do último boletim de balneabilidade das praias, emitido na última sexta-feira (07).

O levantamento estudou 51 trechos do litoral potiguar e identificou 11 trechos impróprios para banho em sua última avaliação; cinco estão na capital potiguar. Dos seis boletins de 2025, é a primeira vez que o trecho do Morro do Careca figura como impróprio para banho (684 coliformes a cada 100 ml de água). Outro trecho impróprio em Ponta Negra é a Rua M. S. Medeiros (330 a cada 100 ml de água).

Avaliando a quantidade de coliformes termotolerantes encontrados nas águas, o Programa Água Azul avalia os trechos e classifica sua balneabilidade como própria ou imprópria. Estar imprópria significa que a área não está adequada para que os banhistas entrem na água, pois há uma quantidade de coliformes superior à adequada. 

O estudo segue normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e é uma parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema/RN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern). 

Esgotos em Ponta Negra

A Praia de Ponta Negra, em meio à obra de engorda artificial, tem enfrentado, em 2025, desde alagamentos quando chove até mau cheiro, que já foi percebido por quem frequenta a praia. A questão dos esgotos na praia, algo que pode ser associado à maior presença de coliformes fecais, tornou-se uma discussão.

Segundo nota da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), o extravasamento de esgotos não tem relação com o sistema de esgotamento sanitário gerido pela companhia. 

“É importante destacar que o extravasamento de galerias de drenagem, ocorrido na área de Ponta Negra após as fortes chuvas da última semana, não possui relação com o sistema de esgotamento sanitário”, informa a nota. “O problema em questão está vinculado às galerias de drenagem pluvial, cuja gestão é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Natal”, diz.

O presidente da Caern, Roberto Linhares, falou sobre a questão em um vídeo publicado neste domingo (09), comentando sobre possíveis ligações clandestinas de esgoto. “Só transborda esgoto se tiver ligação clandestina quando chove, no caso, de águas pluviais no esgoto”, disse.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) não respondeu até o fechamento da matéria.

Areia Preta

Das 15 praias monitoradas em Natal neste veraneio, a Praia de Areia Preta, na zona Leste da capital potiguar, aparece como uma das de maior quantidade de coliformes termotolerantes: 3010 a cada 100 ml de água. Redinha (Potengi), na zona Norte, possui maior concentração: são 4320 a cada 100 ml de água.

O professor da UFRN Venerando Amaro esteve em Areia Preta nesta segunda-feira (10) e registrou fotos de um esgoto. A reportagem da Agência Saiba Mais entrou em contato com a Caern e a Semurb para esclarecimentos.

A assessoria da Caern disse que o esgoto “não tem relação com os serviços da Caern” e que “provavelmente [é uma] ligação clandestina na rede de drenagem”. A Semurb não respondeu até o fechamento desta matéria.

Trechos impróprios

Em Natal, os pontos identificados como impróprios são:

  • Ponta Negra (Morro do Careca e Rua M. S. Medeiros)
  • Areia Preta (Escadaria de Mãe Luiza)
  • Praia do Meio (Quiosque 13)
  • Praia da Redinha (Rio Potengi) 

No estado, ainda estão impróprios os trechos:

  • Sibaúma (Restaurante Sabores do Mar), em Tibau do Sul
  • Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta
  • Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium) e Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim
  • Touros (Av. Bom Jesus), em Touros
  • Maracajaú (Mercado Público), em Maxaranguape.

Saiba Mais
Secretário não descarta novos alagamentos na engorda de Ponta Negra
Prefeitura do Natal culpa população por alagamento na engorda de Ponta Negra
Engorda: Ponta Negra tem quiosques fechados e turistas revoltados
Engorda de Ponta Negra tem novo alagamento após chuvas
Imprensa nacional repercute alagamentos na engorda de Ponta Negra
Ponta Negra: Pesquisador aponta falhas na engorda e diz que alagamento não é normal
Maré alta alaga trecho da engorda de Ponta Negra e secretário diz que é “natural”

The post Área do Morro do Careca volta a ficar imprópria para banho appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.