“Estamos cansando”, diz comerciante sobre obra de quase 2 anos no centro de Natal

A promessa era revitalizar o centro de Natal para atrair os consumidores que já fizeram da Cidade Alta um dos maiores centros comerciais da capital potiguar. Mas, quase dois anos depois do início da obra de requalificação da Rua João Pessoa, o sentimento dos comerciantes é de desânimo.

Tá demorada demais. Como é que vai ficar o centro? A gente tem uma esperança, mas eles estão tirando demorando demais para fazer uma besteira. Dinheiro não falta, faz um pedaço, aí fica parado. Aqui tinha muita areia, mas alguém tirou foto e saiu na imprensa, aí apareceu alguém para tirar, mas isso está cansando já. As lojas que ainda estão abertas, vão acabar fechando porque é muita demora. A gente sabe que esse é um serviço rápido”, lamenta Míriam Santos, comerciante de uma loja de roupas.

Saiba +
Álvaro Dias inaugura obras inacabadas em final de gestão

Para cada cliente que vai sair da loja, Francisca pede para ter cuidado ao descer a calçada. Na frente do estabelecimento onde ela trabalha já se abriu uma cratera que, depois de matérias e reclamações, foi fechada, mas que começa a se abrir novamente.

Prejudicou muito a gente, tínhamos esperança que terminassem no final do ano, até reivindicamos junto à imprensa que tirassem os materiais que tinha aqui em frente. Fizeram uma obra muito mal feita, já chegou a cair carro aí dentro. Aqui na loja eu ajudo as pessoas a descerem e fico sempre dizendo: olhe os buracos, olha a calçada… estamos pedindo socorro, essa é a verdade”, reclama Francisca Maria, que trabalha numa perfumaria.

Francisca ajuda os clientes a descer a calçada

A obra de requalificação da Rua João Pessoa começou em maio de 2023 e, até agora, apenas um trecho foi concluído, nas proximidades da loja Riachuelo. A parte da rua que fica entre a Princesa Isabel e a Avenida Rio Branco segue interditada. Já depois da Rio Branco, na Praça Presidente Kennedy, alguns canteiros forma refeitos e o piso trocado, porém, deixando uma série de falhas, como afundamentos e buracos. Além disso, o aspecto do local é de abandono e sujeira.

Praça Presidente Kennedy I Foto: Mirella Lopes

No restante da Rua João Pessoa, em direção à Praça Padre João Maria, um lado inteiro da via ficou sem calçada.

“Essa calçada foi quebrada em maio e desde então está assim, não fizeram nada! Já encheram de entulho, tiraram e segue do mesmo jeito… eles quebram, fecham, depois quebram de novo. Vem o serviço da Caern e faz uma coisa, aí quem fecha é outra pessoa, aí quem vai passar o asfalto é outra pessoa, quem faz a calçada já é outra e não tem nenhuma compatibilização entre as obras. Às vezes um mesmo buraco aberto por um é reaberto por outro… comunicação não existe”, critica Gabriela Almeida, que trabalha com a família na Discol, tradicional loja de discos da Cidade Alta.

Discol e futura nova loja em reforma I Foto: Mirella Lopes
Luís e Gabriela seguem apostando no centro de Natal I Foto: Mirella Lopes

O Centro Histórico de Natal é uma área comercial. a Prefeitura deveria ter um olhar mais direcionado , não é como esburacar uma rua qualquer de menor movimento. Aqui tem gente todo dia , deveriam ter um olhar melhor e concluir essa obra“, avalia Luís Discol.

É só você comparar com outras áreas da cidade que passaram por obras , se pegar Ponta Negra, por exemplo, quela rua dos restaurantes, num instante a obra foi concluída. Preto do Praia Shopping tem uma rua que eles trocaram o piso e em dois meses a obra estava finalizada“, compara Gabriela.

Apesar de não ter sido concluída, a obra foi inaugura pelo ex-prefeito Álvaro Dias em dezembro de 2024. Mesmo com um cenário pouco promissor, Gabriela e a família planejam investir no bairro e abrir um café/ espaço colaborativo/ brechó ao lado da loja de discos.

Temos feito eventos e chamado as pessoas para ocuparem mais a Cidade [Alta]. A gente já vinha fazendo uma série de eventos por aqui e com as obras não temos como saber se a rua vai estar fechada, se vai ter um caminhão no meio da rua, se vai ter obra no dia… o que era para ser algo benéfico está se estendendo muito e não tem qualquer previsão de acabar”, reclama Gabriela.

Diferente do previsto

Segundo a Prefeitura do Natal, a requalificação da Rua João Pessoa foi dividida em quatro etapas: a 1ª foi a colocação dos dutos da rua Princesa Isabel até a rua Floriano Peixoto; a 2ª foi a implantação da tubulação subterrânea entre a rua Felipe Camarão e a avenida Deodoro da Fonseca; a 3ª contempla o trecho da João Pessoa entre a avenida Deodoro da Fonseca e rua Princesa Isabel, que foi inaugurada mesmo estando incompleta.

Já a 4ª e última etapa, que deve ser finalizada pela atual gestão de Paulinho Freire (União), vai da avenida Rio Branco até o Centro Histórico de Natal, na altura da Praça Padre João Maria.

Elas começam e não terminam. Hoje quebram, amanhã tapam… e não saem do canto. Essa é uma obra que deveria ser coisa rápida e quando você vê, já tem dois anos e não está saindo conforme o previsto, as imagens falam por si só… é um material bem fraco“, pondera Cristian Santana, comerciante.

A Agência Saiba Mais entrou em contato com a STTU (Secretaria de Mobilidade Urbana), responsável pela obra, para saber a previsão da conclusão do serviço, mas nós não obtivemos resposta até a publicação da matéria.

Cristian também critica a qualidade do material usado na obra I Foto: Mirella Lopes
Parte inaugurada da Rua João Pessoa I Foto: Magnus Nascimento/Secom
Projeção de como ficaria a Rua João Pessoa I Imagem: Prefeitura do Natal
Projeção de como ficaria a Rua João Pessoa I Imagem: Prefeitura do Natal

The post “Estamos cansando”, diz comerciante sobre obra de quase 2 anos no centro de Natal appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.