Paulo Leminski: 80 anos de um legado cultural multifacetado na Pedreira Paulo Leminski

Em agosto de 2024, Paulo Leminski completaria 80 anos de vida. Para comemorar a data memorável, no próximo dia 24, que seria o marco de seu aniversário, a Pedreira Paulo Leminski receberá um evento que promete marcar a história da música e da poesia brasileira com apresentações artísticas de diferentes gêneros que, de alguma forma, foram influenciadas pelas manifestações do artista curitibano. Muito mais do que um grande nome da arte, Leminski é um ícone da história cultural, que ultrapassou barreiras nacionais e internacionais, e até os dias de hoje influencia obras artísticas em todo o Brasil. 

Compositor, músico, jornalista, poeta, escritor, publicitário e crítico literário foram alguns dos papéis que formaram seu grande legado. Em sua trajetória, muitos nomes da cena cultural brasileira e admiradores passaram pelo artista, nome que reverbera até hoje por seu jeito próprio de se manifestar e por sua linguagem única. Um deles é Helinho Pimentel, CEO do Parque das Pedreiras e um dos mais importantes personagens no desenvolvimento do entretenimento na cidade e no estado, que teve sua história cruzada com a de Leminski em 1971, quando tinha apenas 16 anos.

“Eu comecei a frequentar a casa de Paulo e Alice (esposa de Paulo Leminski) quando eles ainda moravam no bairro Rebouças. Eu me lembro até hoje da cena: os dois sentados, batendo papo e ouvindo o disco ‘Transa’, de Caetano Veloso com Gilberto Gil. Passamos a tarde ali. Desde então, começamos a conviver muito nos diversos endereços que o casal esteve”, contou Pimentel.

O trio se denominava como embaixadores da Bahia de Curitiba e, desde a década de 70, criaram diversas conexões e juntaram grandes nomes da música brasileira. “Quando eu morava em uma chácara que ficava exatamente atrás da Pedreira, saía andar durante a tarde com o Paulo e ficávamos olhando aquela pedreira desativada, pensando que ali seria um lugar para grandes concertos, mas ainda não sabíamos que seria um espaço com uma atmosfera mágica. As dinamites ainda explodiam aqueles paredões de pedra, os tratores trabalhavam e ali desenvolvemos uma grande e profunda amizade da qual eu sinto uma saudade imensa”, relembrou o também sócio da DC Set Group, a concessionária do Parque das Pedreiras.

A parceria entre eles continuou dando frutos para a história da música brasileira. Anos mais tarde, Helinho Pimentel levou a música Mudança de Estação, de Paulo Leminski, para a gravadora Warner Music, no Rio de Janeiro, e foi então que o disco da banda A Cor do Som, com título homônimo à faixa se tornou um sucesso em todas as rádios do Brasil. Com o novo lançamento,  viajaram de Porto Alegre ao Amazonas e fizeram shows para até 20 mil pessoas.  

“Depois que eu voltei do Rio de Janeiro, em 1986, inaugurei a rádio Estação Primeira. Desde o início, o Paulo esteve comigo, junto com outros grandes artistas brasileiros: Cazuza, com a direção musical de Ezequiel Neves; Evandro Mesquita, com direção musical minha e dele; e o Programa do Gil, com produção minha, texto de Leminski e apresentação do Gil”, relatou Pimentel.

Depois de tantos anos de história, o Festival Paulo Leminski 80 Anos será um encontro de almas criativas. A data no maior palco fixo a céu aberto da América Latina será dedicada a manifestações artísticas de diversos gêneros. Os visitantes irão encontrar feira literária, mergulhar nos recitais de poesia e slam, além de se emocionar com performances artísticas que dialogam com a essência leminskiana.

A influência do grande nome da cultura brasileira reverbera nas letras, nas melodias e nas mentes de artistas e admiradores ao redor do mundo. Algumas presenças como Arnaldo Antunes, Paulinho Boca de Cantor, Zeca Baleiro, a banda Blindagem, Estrela Leminski –  filha de Paulo Leminski – já estão confirmadas.

Todo o line-up já está sendo divulgado por meio das redes sociais oficiais do festival, no instagram @pauloleminskioficial e pelo site oficial: www.pauloleminski.com.br. O Festival Paulo Leminski é uma iniciativa do Instituto Paulo Leminski, tem o patrocínio da Itaipu Binacional e o apoio cultural do Sesc/PR.

Serviço:

Festival Paulo Leminski

Data: 24 de agosto

Local: Pedreira Paulo Leminski

Horário: a partir das 15h

Ingressos: a partir de R$ 80 pelo Shotgun

O post Paulo Leminski: 80 anos de um legado cultural multifacetado na Pedreira Paulo Leminski apareceu primeiro em Jornal do Oeste.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.