Brasil exportou mais de 70 tipos de itens de aço e alumínio aos EUA em 2024

Em 2024, o Brasil exportou mais de 70 tipos de mercadorias de aço e alumínio para os Estados Unidos, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

De acordo com o governo federal, não existe uma definição única para os produtos de aço, ferro e alumínio dentro da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

Informações da Comex Stat revelam que, no ano passado, foram exportados para os Estados Unidos ao menos 74 tipos de mercadorias, sendo 45 NCMs relacionadas ao grupo “alumínio e suas obras” e 29 pertencentes ao grupo “ferro fundido, ferro e aço”.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que, na segunda-feira 10, divulgará tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para o país, mas não especificou quais produtos seriam afetados.

“O governo brasileiro aguarda a definição de uma possível medida por parte dos EUA para identificar os produtos impactados”, afirmou o MDIC em nota enviada à CNN.

Leia também: Trump deve oficializar tarifa de 25% sobre aço e alumínio; Brasil entre os principais afetados

Brasil como fornecedor

O Brasil ocupa a posição de segundo maior fornecedor de aço e ferro para os EUA. Em 2024, os norte-americanos importaram US$ 4,677 bilhões (aproximadamente R$ 27 bilhões) em produtos brasileiros do setor de “Aço e Ferro”.

O volume de exportação de ferro e aço brasileiro corresponde a 14,9% do total importado pelos Estados Unidos. O Canadá lidera as importações, com 24,2%, seguido pelo Brasil, México (10,1%), Coreia do Sul (5,9%) e Alemanha (4,6%).

Os Estados Unidos foram o principal destino das exportações brasileiras de aço e ferro em 2024, absorvendo 47,9% desse total. A China, o segundo maior comprador do Brasil, adquiriu 10,7% das exportações de aço e ferro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.