Vídeo viraliza ao mostrar óvulo emitindo luz no momento da fecundação; assista

A entrada do espermatozoide no óvulo marca o início de uma vida! Mas você sabe o que acontece nesse momento tão especial? Camylla Felipe Silva, médica ginecologista especialista em Reprodução Humana pela USP, compartilhou em seu perfil no Instagram (@dra.camyllasilva) um vídeo mostrando um óvulo sendo fecundado e o que chamou a atenção foi o brilho emitido pelo gameta feminino após a fecundação.

O vídeo alcançou mais de 5 milhões de visualizações desde que foi publicado no dia 20 de janeiro. Em entrevista à CRESCER, a médica explica que esse fenômeno é conhecido como Centelha de Zinco ou Flash de Zinco. Sua descoberta ocorreu em 2016 após a publicação de um estudo na Revista Nature. Os pesquisadores observaram que a exocitose (saída de substâncias) do zinco está associada à ativação do óvulo.

“O evento acontece quando o espermatozoide fertiliza o óvulo. Nesse momento, há liberação de uma imensa quantidade de partículas de zinco, resultante em emissão de luz semelhante a fogos de artifício, possível de ser visualizado através de microscopia de fluorescência (um microscópio próprio que consegue detectar luz)”, explica a especialista.

Camylla conta que já havia visto fotos do fenômeno, mas ficou encantada quando se deparou com o vídeo. “Achei interessante reproduzir para que mais pessoas entendam sobre o início da vida, seja em aspectos científicos ou mesmo filosóficos e religiosos”.

Para a especialista, o evento traz mais clareza sobre o processo de fertilização e pode ser fundamental para avaliar a qualidade do óvulo e do futuro embrião a ser transferido para o útero. “Como médica especialista em reprodução humana, sou fascinada por todas as etapas embriológicas envolvidas. É lindo ver o nascimento de um sonho mesmo antes da formação do embrião!”, finalizou.

Abaixo, confira o vídeo do óvulo sendo fecundado:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Infertilidade | Congelamento de Óvulos (@dra.camyllasilva)

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.