MDB de Walter entra em bloco com oposição na Assembleia

O MDB, partido do vice-governador Walter Alves, formou um bloco com o Solidariedade, partido que faz oposição à governadora Fátima Bezerra (PT), na Assembleia Legislativa. Na Casa, a sigla emedebista tem como único integrante o deputado Adjuto Dias, filho do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos), que deseja sair da legenda.

O bloco MDB-Solidariedade foi anunciado nesta semana, durante a volta dos trabalhos legislativos na Assembleia. Ainda sem ser formalizado, o novo bloco teve um anúncio extraoficial feito pelo deputado Luiz Eduardo (SDD), que se declarou líder. Ele costuma ser crítico ao governo do estado em sua atuação parlamentar. 

Adjuto tenta desde o ano passado sair do MDB. Em 2024, antes das eleições municipais, ele ingressou na Justiça Eleitoral com uma ação de justa causa para desfiliação partidária. 

Alegou que vinha sofrendo discriminação pessoal por parte de alguns membros da Executiva Estadual do MDB, “tratamentos desiguais e injustos no seio da agremiação partidária, sem qualquer tipo de justificativa para o citado tratamento, como já se denotou do próprio repasse dos valores do fundo”.

Afirmou que o seu mandato como presidente do Diretório Municipal em Caicó acabou em 15 de julho de 2022, não tendo ocorrido a sua esperada recondução e, que mesmo tendo provocado o partido para tal, o diretório municipal ficou sem condução até fevereiro de 2024; que, a partir daí, “por várias vezes o autor foi preterido de reuniões, não foi convocado para atuar nas decisões partidárias e teve que conviver com notícias e insinuações na mídia de que não seria reconduzido ao cargo que ocupava junto ao diretório municipal”.

Ao final, requereu, liminarmente, a concessão da tutela de urgência para autorizar a desfiliação por justa causa; o objetivo era concorrer a prefeito de Caicó por outra sigla em 2024, mas ele não teve o pedido aceito e seguiu integrando os quadros emedebistas.

Na Assembleia, o Solidariedade tem como membros, além de Luiz Eduardo, a deputada Cristiane Dantas. Nas eleições de 2022, enquanto o MDB concorreu à vice-governadoria com Fátima — tendo sido eleitos —, o Solidariedade lançou Fábio Dantas como candidato da oposição. Cristiane, inclusive, é casada com ele. Fábio perdeu ainda no primeiro turno, tendo ficado com 22,22% dos votos.

A reportagem buscou a assessoria de imprensa do vice-governador Walter Alves para que se posicionasse, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Blocos

Outros blocos partidários também foram anunciados. Com a migração de deputados do PSDB para o PL na Assembleia Legislativa, os partidos passaram por uma readequação nas suas lideranças. O deputado estadual Dr. Bernardo assumiu a liderança do PSDB, e passou a ocupar também o cargo de vice-líder do Governo na Casa, fazendo parceria com o líder Francisco do PT. O deputado Kleber Rodrigues passa a responder pela vice-liderança do PSDB.

O deputado Gustavo Carvalho, que trocou o PSDB pelo PL ainda em 2024 e assumiu a liderança da legenda, se mantém como líder, assim como Isolda Dantas que permanece líder do PT. Já o bloco parlamentar entre União Brasil e PP anunciou o deputado Taveira Jr. (União) como líder e o deputado Neilton Diógenes (PP) como vice.

The post MDB de Walter entra em bloco com oposição na Assembleia appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.