Chuva intensa gera transtornos em Natal; Inmet renova alertas

A Região Metropolitana de Natal registrou diversos transtornos após fortes chuvas na madrugada de quarta para quinta. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), o volume acumulado foi de 50 mm em apenas 12 horas. Isso significa que, na região medida, a chuva acumulou cerca de 50 litros de água por metro quadrado.

O volume de água causou prejuízos na capital potiguar. O Corpo de Bombeiros registrou três quedas de árvores, no bairro Felipe Camarão (Zona Oeste), na Cidade Alta e em Tirol (Zona Leste).

Em Tirol, uma árvore de grande porte caiu sobre a Avenida Hermes da Fonseca, uma das principais vias da cidade. A avenida ficou totalmente interditada durante a madrugada. Segundo o Corpo de Bombeiros, o trabalho de remoção durou cerca de duas horas e foi concluído no início da manhã.

Ainda no bairro Tirol, uma cratera se abriu na calçada da avenida Juvenal Lamartine, às margens do Canal do Baldo. Parte de uma passarela também cedeu sobre o canal. O trecho foi interditado pelos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana.

No conjunto Panatis, na Zona Norte de Natal, a lagoa de captação transbordou durante a madrugada e a água tomou a Rua Pacajus, Panatis. Segundo os moradores, por pouco a água não invadiu os imóveis.

No início da manhã, a água já havia baixado, mas ainda era possível ver a marca deixada nos muros dos imóveis. Outra marca do alagamento foi a sujeira deixada na rua, como restos de galhos levados pela água.

Na Grande Natal, a chuva voltou a alagar a Avenida Olavo Montenegro, em Nova Parnamirim. Em Monte Alegre, uma estrada que liga duas comunidades ficou parcialmente destruída. Já em São José de Mipibu, o asfalto cedeu na marginal da BR-101.

ALERTA. Ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o alerta laranja de chuvas intensas para todas as cidades do RN. No alerta laranja, as chuvas variam entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Nesse caso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Prefeitura do Natal mobiliza ações, e 8 km da rede de drenagem são limpos

Em nota, a Prefeitura do Natal informou que todas as secretarias estão mobilizadas para atuar em ações de mitigação dos impactos da chuva. Segundo a prefeitura, o trabalho do videomonitoramento robotizado realizado nas redes de drenagem, com a utilização de caminhões de hidrojato e sucção, já limpou 8 km de rede, 97 bocas de lobos e 10 poços de visitas. Foram retiradas mais de 1 mil toneladas de lixos das galerias pluviais.

Além disso, a Prefeitura segue realizando ações como a limpeza das lagoas, verificação das bombas e com serviço de calamidade da Defesa Civil e Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) de prontidão, bem como as equipes da Secretaria de Mobilidade (STTU) para monitoramento e ordenamento do trânsito.

Garis limpam áreas da cidade - Foto: REPRODUÇÃO
Garis limpam áreas da cidade – Foto: Reprodução

Paulinho coordena ações à distância, afirma Nina

A ausência do prefeito Paulinho Freire (União) da cidade foi criticada pela oposição. Em publicação no X, a vereadora Brisa Bracchi (PT) afirmou que “Natal não tem prefeito presente na cidade em momento de crise”. A também vereadora Thabatta Pimenta (Psol) publicou um vídeo nas redes sociais criticando alagamentos em Ponta Negra. Na legenda, ela escreveu: “O problema da nossa city (cidade) é ausência de prefeito, e planejamento urbano, bote aí uns 30 anos”.

O deputado federal Fernando Mineiro (PT) também criticou a ausência de Paulinho Freire. Nas redes sociais, ele comparou a situação da Prefeitura do Natal à situação retratada no filme “Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!”. “Eu vou dizer, em relação à administração municipal, que vocês não devem só apertar o cinto, mas trazer o guarda-chuva e a rede de solidariedade entre o povo aí. Porque o piloto parece que está fora do ar”, afirmou o parlamentar.

Em contato com a reportagem, a primeira-dama Nina Souza, que também é secretária de Trabalho e Assistência Social, disse que Paulinho cumpre agendas importantes fora de Natal desde o sábado 1º, quando aconteceu a eleição e posse de Hugo Motta (Republicanos-PB) na presidência da Câmara dos Deputados. Depois, o prefeito de Natal teve encontros com deputados do União Brasil, seu partido, e de outras bancadas, articulando ações em prol de Natal.

“Tínhamos reuniões amanhã, para viabilização de ações. Mas cancelamos e estamos no voo retornando para Natal”, disse Nina, acrescentando que, mesmo à distância, o prefeito coordenou ações.

Pacote de medidas do novo prefeito Paulinho Freire (União Brasil) inclui austeridade e ajustes administrativos / Foto: José Aldenir - Agora RN
Prefeito Paulinho Freire (União Brasil) / Foto: José Aldenir – Agora RN

Adicionar aos favoritos o Link permanente.