Livros impressos ainda são preferidos dos brasileiros, segundo pesquisa

Embora os livros digitais (ou e-books) tenham ganhado popularidade nos últimos anos, os brasileiros ainda preferem os livros de papel, segundo dados do Panorama do Consumo de Livros, pesquisa da Câmara Brasileira do Livro, realizada pela Nielsen BookData e divulgada nesta quinta-feira (6).

Dentre os brasileiros que compraram livros nos últimos 12 meses, 56% adquiriram apenas livros físicos, enquanto 30% compraram livros no formato físico e no digital, e 14% apenas no formato digital.

A escolha pelo formato também tem forte influência da faixa etária dos consumidores: a maior porcentagem dos que compraram apenas livros digitais tem entre 18 e 24 anos (18%) e o número vai diminuindo nas faixas etárias seguintes.

Para a pesquisa, foram ouvidas 16 mil pessoas de todas as regiões do Brasil, com 18 anos ou mais, através de um questionário via aplicativo de celular com 60 questões. A margem de erro é de 0,8% e o nível de confiança é de 95%.

Atividades culturais mais consumidas pelos brasileiros

Ao serem questionados sobre quais categorias culturais foram consumidas no último ano, os livros ficam em segundo lugar, apenas atrás do cinema.

Na pesquisa, 19% dos entrevistados citou ingressos de cinema; 16% citou livros; 11% citou ingressos de show; 5,1% citou ingressos de jogos de futebol; 5%, ingressos de teatro; e 4%, ingressos para museus.

A maior parte dos consumidores de livros comprou entre 3 e 5 obras nos últimos 12 meses (41,6%). Cerca de 27,3% compraram entre 1 e 2 volumes, 19,6% compraram entre 6 e 10, e 5,2% compraram entre 11 e 15.

Mais da metade comprou apenas livros não didáticos (52%), seguido pelo consumo de livros didáticos e não didáticos (34%), e pelo consumo exclusivo de livros didáticos (14%).

(Fonte:CNN Brasil/Fernanda Pinotti)

O post Livros impressos ainda são preferidos dos brasileiros, segundo pesquisa apareceu primeiro em Correio de Carajás.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.