GM terá série para celebrar 100 anos de Brasil

A General Motors celebra 100 anos de atuação no mercado brasileiro e confirma o lançamento da série especial da marca Chevrolet para marcar o centenário. Onix, Tracker e S10 são os modelos escolhidos para a edição comemorativa, que será revelada em breve, segundo a montadora. A fabricante antecipa nova fase de investimentos, que serão empregados no desenvolvimento de dez novas tecnologias.Em 2025, a GM fará cinco lançamentos em segmentos importantes, incluindo modelos inéditos com diferentes tecnologias. Além das três séries comemorativas alusivas aos 100 anos, com cores exclusivas e edições limitadas. A fabricante antecipou que a S10 terá acabamento especial inspirado no sertão brasileiro, mas nada foi revelado sobre Onix e Tracker.Em 2024, a GM anunciou a primeira etapa do novo ciclo de investimentos no Brasil. O valor total, R$ 7 bilhões, será investido entre 2024 e 2028, com foco na mobilidade sustentável. Segundo a montadora, esse investimento inclui “renovação completa do portfólio de veículos, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras adaptadas ao mercado local e a criação de novas oportunidades de negócios. As fábricas também passarão por melhorias que as tornarão ainda mais modernas, ágeis e sustentáveis”, comunicou a empresa em nota.

ExpansãoA fabricante anunciou que vai expandir seus investimentos no Brasil até 2028, diversificar suas áreas de negócios e lançar 10 modelos eletrificados nos próximos anos. “A paixão pela nossa marca Chevrolet no Brasil é incomparável. Ela faz parte da história do país – e temos planos empolgantes para o futuro. O Brasil é o terceiro maior mercado da Chevrolet no mundo e continua sendo prioridade para a GM globalmente. Estamos ansiosos para continuar construindo nosso profundo legado no Brasil, trazendo novos veículos e tecnologias para nossos clientes”, declarou o vice-presidente sênior da GM e presidente da GM International, Shilpan Amin, que esteve em São Paulo para o evento que celebrou os 100 anos.O presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, afirmou: “O centenário da GM no Brasil marca um dos momentos mais significativos de transformação em nossa história. Continuaremos a inovar, sempre focados em oferecer soluções que conectam as pessoas ao que realmente importa, de maneira mais personalizada e ágil, para atender às novas demandas dos consumidores.”Em 100 anos de atuação no Brasil, a GM produziu quase 20 milhões de veículos, com a marca Chevrolet. Alguns modelos icônicos somaram mais de um milhão de unidades, como o Opala, Chevette, Corsa, Celta, S10 e Onix.A GM iniciou suas operações de fabricação no Brasil em 1925, em um galpão alugado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Nesse ano, 2.778 veículos foram montados, utilizando componentes, em sua maioria, importados dos Estados Unidos.Chevrolet 3100A Chevrolet 3100 começou a ser fabricada no Brasil em 1958. No entanto, chegou ao País em 1947 – naquela época, a GM importava kits pré-montados, os chamados CKD, e finalizava picapes e furgões nos galpões localizados no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Em 1955, ganhou o apelido de Martha Rocha, miss Brasil do ano anterior.

Chevrolet 3100

|  Foto: Divulgação

OpalaPrimeiro carro de passeio produzido pela GM no Brasil, em 1968, o Opala foi desenvolvido com design e características locais, a partir do Opel Rekord. Era um sedã familiar, que ganhou versões esportivas (SS) e luxuosas (Diplomata). Tornou-se símbolo de status e objeto de desejo da sua época.

Opala

|  Foto: Divulgação

VeraneioCom fabricação nacional entre 1964 e 1994, o SUV Veraneio foi projetado para transporte da família ou amigos em momentos de lazer. Mas o espaço interno que acomodava nove pessoas se acomodou em outros usos: e o carro foi amplamente utilizado como ambulância e até como camburão, pela polícia.

Veraneio

|  Foto: Divulgação

ChevetteO Chevette chegou a ser um dos carros mais vendidos do Brasil, com 1,6 milhão de unidades comercializadas. Foi lançado em 1073, no Brasil, e desenvolvido a partir da ideia de um único projeto global de um veículo popular e pequeno, que atendesse aos interesses de todas as fábricas GM do mundo.

Chevette

|  Foto: Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.