Satélite captura nuvem de poeira do Saara que atingiu a Itália

Imagem de satélite capturada pelo observatório europeu Corpernicus mostra a densa nuvem de poeira que se formou no deserto de Saara, na África, e se espalhou para a Sicília e Calábria, na Itália (mais de 2 mil quilômetros de distância). O registro foi divulgado como “imagem do dia” nesta terça-feira (4/2).

O observatório europeu destacou que o céu ficou com uma tonalidade amarelada e a suspensão de poeira na atmosfera pode afetar a qualidade do ar, a visibilidade e a saúde respiratória.

Os moradores do sul da Itália foram afetados pela nuvem de poeira saariana transportada para lá por um ciclone originário do norte da África no domingo (2/3).

“No dia seguinte, a poeira foi transportada para o leste. Esta visualização de dados do Copernicus descreve a pluma de poeira a sudeste da Itália e se aproximando da Grécia em 3 de fevereiro”, informou o Cpernicus.

A imagem da nuvem de poeira foi capturada pelo Serviço de Monitoramento da Atmosfera Copernicus, que monitora e prevê a qualidade do ar em escala global, avaliando a concentração e a dispersão de poluentes atmosféricos e aerossóis e informando ações para manter as comunidades afetadas mais seguras.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.