RN tem 15 escolas no Programa Mais Ciência na Escola

Das mil escolas em todo o Brasil que participam do Programa Mais Ciência na Escola, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), 355 ficam na região Nordeste e, dessas, 15 estão no Rio Grande do Norte. Ao todo, são 15 escolas no estado de Alagoas, 30 no Maranhão, 15 no Piauí, 90 na Bahia, 10 em Sergipe, 75 no Ceará, 30 na Paraíba e 75 em Pernambuco, além das 15 no RN. 

O programa, lançado em julho de 2024, tem como objetivo promover o letramento digital e a educação científica através da implantação de laboratórios maker, que são espaços montados dentro de escolas públicas do país onde os estudantes podem colocar em prática ideias e criações inovadoras, transformando a teoria em prática.

Os espaços serão acompanhados de planos de atividades, formação de professores e bolsas para professores e estudantes. A meta em 2025 é dobrar o número de escolas que aderiram ao projeto, que é financiado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), e é uma parceria entre o MCTI, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

São mil escolas no país, resultado do investimento de R$ 100 milhões do FNDCT. Mas, durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em novembro de 2024, a ministra do MCTI, Luciana Santos, anunciou o investimento de mais R$ 100 milhões, que deve ser feito ainda no primeiro semestre de 2025, de forma que a perspectiva é chegar a 2 mil escolas no país”, explica a coordenadora-geral de Popularização da Ciência e Tecnologia do MCTI, Luana Bonone

Além disso, a proposta é que o projeto também contribua para os objetivos do Programa Escola em Tempo Integral, ao apoiar a qualificação, diversificação e expansão do tempo escolar por meio da aprendizagem baseada em investigação, experimentação científica e abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).

The post RN tem 15 escolas no Programa Mais Ciência na Escola appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.