Com 17 estabelecimentos, 21.º Festival do Caranguejo é iniciado em Pontal do Paraná

No domingo, 2, foi iniciado oficialmente o 21.º Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná com abertura realizada na Praça Central de Shangri-lá. A prefeita interina do município, Patrícia Millo Marcomini, participou da abertura, bem como a presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Elinete Rocha, de Alice Dalastra, representante da Adetur Litoral, e da secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Luciana Costa, entre outras autoridades. Ao todo, 17 estabelecimentos estão participando com diversos atrativos, com o caranguejo como carro-chefe e opções  como hambúrgueres, conchiglione, risoto, pastel, ceviche, lula recheada com carne de caranguejo, entre outras.

“O festival, que surgiu como uma tradição no balneário de Shangri-lá, hoje envolve todo o município, com a participação de 17 estabelecimentos gastronômicos. O evento fortalece a economia local, impulsiona o turismo gastronômico e amplia a diversidade dos pratos oferecidos, indo além das tradicionais receitas de caranguejo”, informa a Prefeitura de Pontal do Paraná.

Segundo o município, a abertura permitiu a moradores e turistas realizar a degustação de petiscos à base de caranguejo e conhecer mais sobre os projetos ambientais e sociais presentes no evento. “Stands do Projeto Puça, Mar Brasil com o projeto Rebimar, Marmaré, Coalizão da Década dos Oceanos e do Projeto do Couro do Peixe de Pontal do Paraná marcaram presença, trazendo informações e conscientização sobre a preservação marinha”, acrescenta.

Cultura, música e importância do evento ao município

A Prefeitura ressalta que um dos destaques da abertura foi também sua programação cultural, com apresentações do grupo de Capoeira Guaiamu, do grupo de dança Cardume Caiçara e uma oficina de Carimbó. “Para encerrar o dia de festa, o público curtiu o show musical de Kleber Diaz e Mangalle, além de acompanhar o torneio de futevôlei”, complementa.

De acordo com a prefeita interina Patrícia Millo Marcomini, o festival é essencial e agrega cada vez mais importância ao turismo e economia de Pontal do Paraná.  “O Festival do Caranguejo vai além da valorização da nossa gastronomia. Ele fortalece a economia local, movimenta o turismo e reforça a identidade cultural de Pontal do Paraná”, destaca.

“Estamos vendo um crescimento significativo do turismo gastronômico na região, e o Festival do Caranguejo é um grande exemplo disso. É gratificante ver tantos estabelecimentos inovando e oferecendo pratos diferenciados aos visitantes”, afirma a secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Luciana Costa, reforçando o impacto positivo do evento.

Programação

“Com uma programação diversificada e pratos que exaltam a culinária caiçara, o Festival do Caranguejo segue como um dos principais eventos gastronômicos do litoral paranaense, promovendo cultura, economia e turismo em Pontal do Paraná”, afirma a Prefeitura de Pontal do Paraná. De acordo com o município, a lista de restaurantes participantes e mais informações constam no site oficial do evento.

Com informações da Prefeitura de Pontal do Paraná

Adicionar aos favoritos o Link permanente.