RN tem 42 cidades com perigo de ventos e risco de movimentação de dunas, avisa INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta válido até sexta-feira (23) para ventos fortes que podem afetar municípios em todo o litoral potiguar. O fenômeno terá duração de três dias, e representa um perigo potencial no grau de severidade do Instituto.

Segundo o Inmet, 42 municípios norte-rio-grandenses estão na rota dos ventos intensos, com risco de movimentação das dunas de areia sobre construções na orla. As cidades litorâneas do Rio Grande do Norte, como Natal e Parnamirim, populares entre banhistas, também estão sob alerta de risco potencial. Em caso de necessidade, o Inmet recomenda contato imediato com a Defesa Civil (telefone 199).

Entre as áreas afetadas, estão municípios das regiões Oeste, Leste, Central e Agreste Potiguar, como também a região costeira dos estados vizinhos Ceará, Paraíba e Piauí.

Confira os municípios do RN sob alerta:

Areia Branca, Arês, Baía Formosa, Baraúna, Caiçara do Norte, Canguaretama, Carnaubais, Ceará-Mirim, Espírito Santo, Extremoz, Galinhos, Goianinha, Grossos, Guamaré, Jandaíra, Macaíba, Macau, Maxaranguape, Montanhas, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Parazinho, Parnaíba, Parnamirim, Pedra Grande, Pedro Velho, Pendências, Porto do Mangue, Pureza, Rio do Fogo, São Bento do Norte, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Serra do Mel, Tibau, Tibau do Sul, Touros, Vila Flor.

Além disso, o Inmet alerta para o risco de vendavais em mais 86 municípios do Rio Grande do Norte, com ventos variando entre 40 km/h e 60 km/h. As recomendações incluem evitar abrigo debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Orientações e contatos

Para mais informações, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Os ventos fortes podem representar uma ameaça significativa à segurança, principalmente em áreas costeiras. Fique atento às orientações das autoridades e evite situações de risco.

The post RN tem 42 cidades com perigo de ventos e risco de movimentação de dunas, avisa INMET appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.