Saiba quando a região terá alívio nas temperaturas

O Rio Grande do Sul segue sob a influência de uma intensa onda de calor, com temperaturas que já se aproximam ou passam dos 40°C em diversas regiões. No entanto, o calorão tem data para começar a perder força: a previsão indica um pequeno alívio entre quinta (6) e sexta-feira (7), seguido de uma nova elevação no final de semana.

A partir da próxima terça-feira (11), com a chegada da chuva, os termômetros devem começar a cair de forma mais significativa. A máxima prevista para o Vale do Taquari para aquele dia não chega a 30⁰C. Esse alívio deverá se manter por alguns dias.

Calorão no RS

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o pico do calor deve ocorrer entre esta terça-feira (4) e quarta-feira (5), com temperaturas que podem atingir até 43°C em algumas cidades da Fronteira Oeste.

O órgão emitiu dois alertas válidos até quarta-feira: um de nível laranja, indicando perigo devido ao calor intenso em regiões como a Fronteira, Missões e Campanha, e outro de nível amarelo, para parte do Sul, Região Metropolitana e Norte do Estado.

Embora temporais isolados possam ocorrer nos próximos dias, a queda significativa na temperatura está prevista apenas para a quarta-feira da próxima semana (12), quando a chegada de uma frente fria mais intensa deve amenizar o calor. Até lá, após um breve respiro entre quinta e sexta-feira, a previsão aponta que o calor retorna no final de semana e persiste até pelo menos terça-feira.

O que causa essa onda de calor?

O fenômeno ocorre devido à influência do La Niña e da formação de uma massa de ar quente sobre a Argentina, que tem se deslocado para o Sul do Brasil. Esse cenário tem favorecido a elevação das temperaturas em um mês de fevereiro que já costuma ser quente no Estado.

Apesar do calor intenso, especialistas reforçam que a partir da metade da próxima semana as temperaturas devem entrar em um padrão mais próximo da média para esta época do ano.

The post Saiba quando a região terá alívio nas temperaturas appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.