Operação conjunta entre forças estaduais de segurança flagra material furtado em Natal

Uma operação conduzida pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal nesta segunda-feira 3 resultou na identificação de pelo menos quatro sucatas com fios furtados em Natal. Os proprietários dos estabelecimentos foram detidos sob a suspeita de receptação.

Esse tipo de crime tem se tornado recorrente nos últimos meses na capital potiguar. Em dezembro e janeiro, criminosos chegaram a danificar as calçadas da Rua 25 de Dezembro, na Praia do Meio, na Zona Leste, para furtar a fiação, deixando a área sem iluminação.

Na semana passada, dois homens foram presos em flagrante enquanto tentavam furtar fios na Ponte Newton Navarro. Já na Avenida Alexandrino de Alencar, criminosos tentaram roubar a fiação durante o dia, no mês de janeiro.

Fios queimados e sem notas fiscais

Durante a operação desta terça-feira, a polícia verificou a documentação que comprova a origem dos fios, como as notas fiscais, e contou com o apoio de técnicos de empresas de energia, telefonia e TV a cabo para realizar uma análise detalhada dos materiais.

“Os estabelecimentos de reciclagem precisam ter a origem do que estão comercializando. Se encontramos materiais como fios ou cobre com indícios de queimadura, podemos supor que são frutos de atividades ilícitas”, explicou o Coronel Robson Teixeira, do 1º Batalhão da Polícia Militar. Ele também ressaltou que os peritos das empresas têm a capacidade de identificar a origem dos materiais.

Alguns fios apreendidos estavam parcialmente queimados, o que, segundo a PM, indicava que poderiam ter sido furtados.

Leia também: “Operação Praia Segura”: PCRN prende mais um suspeito por tráfico em Natal

Unidades fiscalizadas: zonas Leste e Norte

Pelo menos sete sucatas foram fiscalizadas pelas equipes, com o apoio da Polícia Civil e da Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (Semsur). As unidades estavam localizadas na Zona Leste, no bairro do Alecrim, e na Zona Norte.

A secretária Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), Samara Trigueiro, destacou que o crime tem se tornado cada vez mais frequente na cidade, e o objetivo da operação é combater essas ações.

“Esta operação tem como objetivo combater o furto, roubo e a receptação de fios e cabos, que infelizmente têm sido muito comuns em nossa cidade e gerado grandes prejuízos para a população”, afirmou.

Os fios, que a polícia acredita terem sido roubados, foram apreendidos, e a Polícia Civil assumiu a investigação do caso.

De acordo com a secretária, os donos das sucatas levados para a delegacia devem ser autuados pelo crime de receptação qualificada. “A autoridade policial responsável pela situação flagrancial fará a análise dos fatos e decidirá em qual tipo penal os envolvidos serão enquadrados”, concluiu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.