Senador Styvenson Valentim se filia ao PSDB e deixa o Podemos

O senador Styvenson Valentim oficializou sua filiação ao PSDB, que também recebeu o senador paranaense Oriovisto Guimarães. Com a chegada de dois parlamentares, o partido volta a ter uma liderança no Senado, conforme anunciou o senador Plínio Valério (PSDB-AM), que até então era o único representante da legenda na Casa.

Com três senadores em sua bancada, o PSDB reassume uma posição de liderança no Senado. “Fico muito feliz com a chegada dos senadores Oriovisto e Styvenson, que fortaleceram nossa bancada e nosso partido. São parlamentares experientes”, declarou Plínio Valério.

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, também celebrou a filiação dos novos integrantes e deu boas-vindas aos senadores.

Styvenson Valentim afirmou que sua decisão foi tomada considerando uma possível fusão entre o PSDB e o Podemos no âmbito nacional. “Já estava pensando no seguinte: há uma possibilidade do PSDB e o Podemos se juntarem aqui nacionalmente, ficar um partido só”, declarou.

A retomada da liderança no Senado fortalece a posição do PSDB no parlamento, garantindo maior participação nas decisões legislativas. Um partido precisa ter pelo menos três senadores para obter o status de liderança, ou que lhe confira direito a discursos, orientação de votos e participação no colégio de líderes, que defina uma pauta de votações e possibilite negociações políticas.

Além disso, a legenda ganha benefícios institucionais, como uma sala própria no Senado, ampliando sua estrutura e autonomia. Com essa nova configuração, o PSDB assume um papel mais estratégico no Congresso Nacional.

Com o retorno dos trabalhos legislativos, novas lideranças partidárias estão sendo definidas no Senado. Entre as mudanças, Rogério Carvalho (PT-SE) assumiu a liderança do PT no lugar de Beto Faro (PT-PA), enquanto Eduardo Braga (MDB-AM) foi reconduzido à liderança do MDB.

No Podemos, Styvenson Valentim deixou a liderança, que agora será ocupada pelo senador Carlos Viana (MG). O PDT manterá a senadora Ana Paula Lobato (MA) como líder, e os Republicanos continuarão sob a liderança do senador Mecias de Jesus (RR). Além das lideranças partidárias, o Senado conta com blocos parlamentares, Maioria, Minoria, Governo, Oposição e a Bancada Feminina, que também desempenham papéis estratégicos nas decisões legislativas.

Siga o Agora RN nas redes sociais

Instagram

Facebook

X (Ex-Twitter)

LinkedIn

TikTok

WhatsApp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.