Leia Também:
BC traz novas regras para pagamento de boletos com Pix a partir de fevereiro
Novo valor da contribuição do MEI passa a valer em fevereiro
FGTS: saque-aniversário pode ter prazo de antecipação limitado
CuidadosOutra orientação do INSS é para que o beneficiário não entre em atalhos na internet ou links encaminhados por celular, mesmo aqueles que supostamente direcionam aos canais remotos de atendimento do instituto. Esses atalhos e links podem ser falsos e até mesmo permitir a instalação de programas maliciosos.É recomendável bloquear o contato de pessoas que se passam por falsos servidores do INSS. Isso vale para envio de mensagens de celular, SMS ou por aplicativos como o whatsapp. Também é importante que o beneficiário nunca informe para ninguém sua senha de acesso ao site ou aplicativo Meu INSS.DocumentosO INSS pode entrar em contato com o segurado em algumas situações, mas nunca pedindo informações. No caso de quem já solicitou um serviço ou benefício, o INSS pode comunicar a necessidade de apresentação de documentos complementares (cumprimento de exigência). O contato pode ser feito pelo meio escolhido pelo trabalhador quando pediu o benefício ou serviço (e-mail, carta, SMS). No entanto, o INSS nunca pede para clicar em links nem enviar documentos via mensagens.O cidadão pode confirmar se o INSS realmente está solicitando documentos pelos canais remotos (telefone 135 ou Meu INSS) ou numa agência da Previdência Social. Já para cumprir a exigência, o segurado deve anexar os documentos pelo Meu INSS ou agendar, pelos canais remotos, a entrega da documentação numa agência.Quem já solicitou serviço ou benefício ao INSS também pode acompanhar o andamento do processo pelos canais remotos. No caso de denúncias e reclamações, as pessoas podem acessar o site falabr.cgu.gov.br.