Grupo de Foz do Iguaçu mergulha nas raízes do maracatu de baque virado

Maracatu tem ganhado força nos últimos anos em Foz do Iguaçu.

Criado em 2016, em Foz do Iguaçu, o coletivo Kaburé Maracatu está promovendo o projeto Bebendo na Fonte e Fortalecendo Raízes.

Clique aqui e receba notícias no seu WhatsApp!

Leia também:
Secretaria apresenta Programa Rota Turística Caminhos do Peabiru

O intercâmbio cultural, que conecta o Sul às regiões Sudeste e Nordeste do Brasil, tem como objetivo valorizar a tradição do maracatu de baque virado.

A manifestação é uma das expressões culturais afro-indígenas mais ricas do Brasil, reconhecida como patrimônio imaterial do país.

De acordo com o Kaburé, o projeto conta com parcerias importantes, como o grupo Maracutaia, do Rio de Janeiro, e as nações de maracatu Leão Coroado, de Olinda, e Estrela Brilhante, do Recife.

Com produção da Corisco Arte e Cultura, a proposta contemplada pela Bolsa Funarte de Música Pixinguinha inclui um circuito de formação.

Com dez dias de duração, o circuito tem oficinas de percussão, danças, bordado e adereços, bem como rodas de conversa com grupos e nações. As atividades ocorrerão até o próximo dia 10 de fevereiro.

“Este intercâmbio busca fortalecer as conexões entre os grupos, promovendo a troca de saberes, práticas e memórias”, explica a coordenadora do projeto, Izabela Fernandes.

Todas as etapas serão documentadas e compartilhadas no perfil @kabure_maracatu no Instagram, permitindo que o público acompanhe cada passo.

“A iniciativa não só amplia o reconhecimento da cultura afro diaspórica, mas também estabelece pontes entre diferentes territórios, celebrando a ancestralidade negra e indígena que permeia a trajetória do Maracatu”, descrevem os organizadores.

Sobre a tradição do maracatu

O maracatu, conhecido por seus cortejos reais, musicalidade vibrante e danças expressivas, é um símbolo de identidade, memória e resistência cultural.

Atualmente, o maracatu vem ganhando força em Foz do Iguaçu com o surgimento de grupos formados por universitários e moradores locais.

Para conferir o cronograma do projeto Bebendo na Fonte e Fortalecendo Raízes, no perfil oficial do Kaburé Maracatu, clique aqui.

(Com informações do Kaburé Maracatu)

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!

O post Grupo de Foz do Iguaçu mergulha nas raízes do maracatu de baque virado apareceu primeiro em Últimas Notícias de Foz do Iguaçu e Região – H2FOZ.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.