Prefeito Adriano Ramos detalha reforma administrativa e modernização na gestão municipal de Paranaguá

Aprovada na noite da quinta-feira, 30, na Câmara Municipal, a reforma administrativa proposta pela Mensagem n.º 010/2025 da Prefeitura de Paranaguá, realiza uma reorganização na gestão municipal, tema estratégico para o município alterando a estrutura organizacional e influenciando diretamente nos serviços públicos oferecido à população. Na tarde da sexta-feira, 31, o prefeito Adriano Ramos concedeu entrevista à Folha do Litoral News em transmissão ao-vivo e para o impresso, detalhando a reforma, bem como funcionará o retorno da Mensagem aprovada no Legislativo que será sancionada por ele e já entrará em vigor no município, com mudanças nas secretarias e redução nos gastos públicos.

“Um dos principais objetivos da reforma, o primeiro deles, é reduzir gastos, nós vamos reduzir com a reforma administrativa aprovada ontem pela Câmara Municipal mais de R$ 2 milhões ao ano para os cofres públicos. Então, o primeiro objetivo foi atingido. O segundo objetivo é que a Prefeitura Municipal, em seu organograma, deveria ser como uma pirâmide, com os cargos de responsabilidade acima, só que é uma pirâmide invertida, nós tínhamos muitos cargos de chefia e não tínhamos muitas pessoas para executar as tarefas. Então, diminuímos os cargos de chefia e aumentamos o número de pessoas para operacionalizar os serviços públicos”, afirma o prefeito.

Adriano Ramos abordou também a questão dos cargos comissionados no Executivo. “Estando aqui, quando foi vereador nós não tínhamos informações sobre os cargos comissionados, nunca tivemos esta transparência do Poder Público Municipal. Nunca tivemos também durante o período da transição, isso eu falei em entrevistas com a Folha do Litoral News, uma transição transparente para entender como funcionava cada secretaria e cada função que existia nas pastas. Tínhamos metas para cumprir com o nosso governo. Baseado nas metas e na falta de informação, nós ampliamos o número em 50 cargos comissionados e ampliamos o número de funções gratificadas, porque o nosso compromisso é utilizar muito bem o servidor, que tem muita importância para nós, ampliando em 100 funções gratificadas”, completa.

Descentralização administrativa

“Mesmo com este aumento, nós dissemos que viemos aqui para fazer gestão, e fazendo gestão estamos economizando mais de R$ 2 milhões por ano dos cofres públicos. Agora, porque este aumento de 50 cargos? Vocês vão lembrar que eu sempre coloquei que a Ilha dos Valadares será tratada como município e não como bairro e nesta reforma nós colocamos alguns cargos para que possam atender a Ilha dos Valadares como município, para que ela tenha autonomia, para que os serviços públicos e obras cheguem de forma mais rápida às pessoas que moram lá. Este foi um ponto que tratamos e cuidamos muito bem”, salienta o prefeito.

De acordo com ele, outro ponto abordado na reforma são as subprefeituras. “Temos a subprefeitura que fica no CAIC, ela é sub-utilizada e não consegue atingir a região sul, atingir os serviços que a região sul necessita da Prefeitura. Pretendemos, de forma tranquila e cuidadosa, começar a levar esses serviços, para isso ampliamos o efetivo para a subprefeitura do CAIC”, detalha.

“Alexandra, que é uma região super-importante para Paranaguá, só que conta com um distanciamento muito grande. Queremos fazer da sub-prefeitura de Alexandra, por isso nós também vamos utilizar mais cargos comissionados e servidores com função gratificada para estarem atendendo o bom povo de Alexandra em sua região”, afirma Adriano Ramos.

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“Quero reforçar à população que vamos continuar em ritmo acelerado, trabalhando muito pelo desenvolvimento de Paranaguá”, destaca o prefeito (Foto: Folha do Litoral News)

Extinção de pastas e aumento da atuação do município

O prefeito frisou que a reforma administrativa descontinuou as pastas da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) e Secretaria Municipal de Gabinete Institucional. “Nós descontinuamos com a UGP, que, não gosto de falar muito disso, mas não tinha uma pessoa técnica, qualificada, que desse conta dos projetos da UGP. Descontinuamos também com a Secretaria de Gabinete Institucional, que servia para tirar foto e cuidar da agenda do prefeito. Não precisamos disso”, explica.

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“Transformamos a Secretaria de Gabinete Institucional e a UGP em duas secretarias que vem para trabalhar, entregar serviço à população. Uma é a Secretaria de Fiscalização do Saneamento Básico, Transporte Coletivo e Contratos, responsável pela fiscalização da Paranaguá Saneamento, Viação Rocio e também todos os contratos da prefeitura, inclusive, tive uma reunião ontem a noite com a futura secretária, que será nomeada na segunda-feira e já vem tendo conversas conosco, a Dra. Isabele Figueira, de através desta pasta fazer uma economia ao município”, salienta, exemplicando com um aluguel existente de aluguel de impressoras de cerca de R$ 3 a R$4 milhões, sendo que na Secretaria de Governo, por exemplo, há uma impressora de alta qualidade que nunca fui usada, sendo que será feita um reequilíbrio deste contrato nas impressoras de todas as secretarias.

“Outra secretaria que nós criamos  substituindo a UGP é a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Habitação e Regularização Fundiária, algo muito importante, um compromisso nosso de campanha que é destravar Paranaguá. Esta secretaria vem para cuidar da legislação, para Parque Industrial, atuar junto com Planejamento e Urbanismo, na questão do Plano Diretor, levar incentivos para as empresas que querem se instalar em Paranaguá, para criação do nosso Parque Industrial e também algo fundamental e que Paranaguá não vê há muitos anos em uma gestão: regularização fundiária, acelerando este processo e abordando habitação, que é uma necessidade urgente para o município”, salienta o prefeito, frisando também a criação das pastas do desmembramento da Secultur em Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico e Secretaria de Turismo, além disso a Secretário de Agricultura e Pesca se tornou maior e se tornou Secretária de Agricultura, Pesca, Ilhas e Colônias.

Mensagem à população

O prefeito destacou à população a importância da reforma administrativa e da atuação contínua nos seus primeiros 31 dias de gestão. “Agradeço à direção da Folha do Litoral News por abrir este espaço para nós, é muito importante podermos ter esta comunicação com as pessoas, de forma direta e ao vivo. Quero reforçar à população que vamos continuar em ritmo acelerado, trabalhando muito pelo desenvolvimento de Paranaguá. Estamos felizes de ter conseguido através do deputado estadual Hussein Bakri R$ 1,7 milhão para a reforma do nosso Teatro Rachel Costa, é uma felicidade. 

“Outra felicidade, através da deputada estadual Flávia Francischini, que é também uma apaixonado por Paranaguá, está sempre aqui, uma articulação há tempo atrás junto ao Governo do Estado, agradecendo ao secretário Ortega da Casa Civil por nos atender de forma espetacular, o Governo do Estado está nos abraçando, sei que é uma determinação do governador Ratinho Júnior que é um apaixonado pelo litoral e por Paranaguá, onde anunciamos nesta sala aqui junto aos permissionários e imprensa o novo Mercado do Peixe, agradecendo também O diretor-presidente do IAT, Scroccaro, algo que será maravilhoso para Paranaguá, trazendo também os turistas ao novo Mercado do Peixe”, finaliza o prefeito. 

Entrevista na íntegra

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Prefeito concedeu entrevista ao-vivo para a Folha do Litoral News (Foto: Folha do Litoral News)

Na entrevista, o prefeito também abordou eficiência da máquina pública, responsabilidade fiscal, funcionalismo público, modernização e digitalização de processos, serviços essenciais, entre outros temas, algo que pode ser conferido na íntegra no Facebook da Folha do Litoral News.

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